20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Por Marcelo Macedo Soares

Além de interferir diretamente na administração de Saquarema, o afastamento da prefeita Manoela Peres (PL) já começa a mexer no tabuleiro eleitoral da cidade. Ao assumir o cargo, o vice-prefeito e pré-candidato pelo Novo, Rômulo Gomes, além de nomear aliados para o primeiro escalão, aproveitou que está com a caneta na mão e anunciou uma série de medidas imediatas em seu primeiro pronunciamento oficial. Além disso, o imbróglio na administração municipal deve refletir também na estratégia de Paulo Melo, do MDB, que deseja tornar-se prefeito, pela primeira vez, do município que alavancou sua carreira política.

De olho nas eleições de outubro, Rômulo Gomes anunciou nove ações imediatas que vão impactar diretamente na população. Além de anunciar a criação de uma comissão para realizar uma auditoria nas contas municipais, o prefeito em exercício prometeu zerar as filas de exames e cirurgias na rede de saúde.

Na área de segurança e infraestrutura, prometeu dobrar os investimentos e acelerar as obras como a dragagem do Canal da Barra. Pontes disse ainda que pretende aumentar os benefícios sociais para R$ 500 (atualmente é de R$ 300) e implementar um piso mínimo para os funcionários públicos.

Contra-ataque nas redes

Assim que soube da decisão da Justiça determinando seu afastamento, Manoela Peres recorreu às redes sociais para replicar mensagens de solidariedade de aliados e de moradores da cidade, contra o que ela chama de covardia do grupo político adversário. Oficialmente, a prefeita afastada espera o resultado do recurso apresentado por sua defesa.

Fato é que a ressaca que atingiu a política na capital do surfe vai obrigar Paulo Melo a mudar sua estratégia de competição se quiser ser campeão em outubro. Se antes o foco era marcar em cima a candidata Lucimar da Educação, que tem o apoio de Manoela, Melo agora terá de se preocupar com a entrada de Rômulo Gomes na bateria.  

A ressaca que atinge o mar político de Saquarema parece estar só começando e a briga para ver quem vai tirar onda em outubro está só começando.

Apreensão

Há pouco, Paulo Melo se manifestou. Disse que tem sido procurado por muitas pessoas que dependem da prefeitura e que estão apreensivas com a situação, com medo de que os programas sociais sejam afetados.
Melo garantiu que caso vença, não vai acabar com iniciativas como a Moeda Saquarema e Conexão Universitária, mas sim melhorar e ampliar os programas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/224521-2/