A Lockheed Martin revelou detalhes do míssil hipersônico Mako, projetado para a Força Aérea dos Estados Unidos e clientes internacionais. O míssil multiuso, que atinge velocidades superiores a Mach 5, pode ser lançado a partir de uma variedade de aeronaves.
Em desenvolvimento desde 2017, o Mako foi inicialmente concebido como uma proposta para o programa Stand-in Attack Weapon (SiAW) da Força Aérea dos EUA, combinando características hipersônicas com um preço mais acessível.
O míssil Mako da Lockheed Martin
- Apresentado pela primeira vez na exposição Sea Air Space 2024, o Mako é descrito pela Lockheed como um míssil “dos 13” (apelido dado para a combinação de 13 polegadas de diâmetro, 13 pés de comprimento, 1.300 libras de peso e carga útil de 130 libras).
- Trazendo para as medidas mais usuais no Brasil, o míssil tem 33 cm de diâmetro, 4 metros de comprimento, pesa 590 kg e pode transportar uma carga útil de 59 kg.
- As especificações exatas ainda são confidenciais, mas sabe-se que o míssil é impulsionado por um propulsor de foguete sólido e pode ser carregado em caças de quinta geração e outras aeronaves, como o F-35A, F-35B, F/A-18, F-16, F-15, P-8, F-22 e F-35C.
- Além disso, pode ser acoplado interna ou externamente em qualquer aeronave equipada com lugues de 30 polegadas (76,2 cm), o que permite seu transporte por bombardeiros.
- A empresa também menciona a possibilidade de uso em submarinos e navios, se necessário.
Um míssil “acessível”
O principal destaque do Mako, batizado em homenagem ao tubarão mais rápido dos oceanos, é sua relação custo-benefício, apesar de o custo exato não ter sido revelado.
Mísseis hipersônicos são notoriamente caros, mas o Mako reduz custos utilizando um design totalmente digital e de arquitetura aberta para desenvolvimento rápido, impressão 3D para construir a seção de orientação e as aletas, além do uso intensivo de tecnologia comprovada.
De acordo com a Lockheed, essa abordagem permite fácil adaptação do Mako para diversas missões, incluindo aquelas que exigem sistemas de orientação intercambiáveis para atingir alvos específicos. A impressão 3D torna o sistema de orientação dez vezes mais barato e dez vezes mais rápido de produzir em comparação com métodos convencionais.
Alcance e carregamento
A velocidade máxima do Mako e seu alcance não foram divulgados, mas é provável que seja uma arma de ataque a distância, confiando em sua velocidade e características furtivas.
É pequeno o suficiente para caber no compartimento de armas do F-35A Lightning II, permitindo que o caça carregue até seis mísseis em combate, algo inédito para mísseis hipersônicos. Se implantado em navios ou submarinos, o Mako pode ser integrado aos sistemas de lançamento vertical existentes, eliminando a necessidade de lançadores personalizados.
O post Mako: míssil hipersônico “barato” quer redefinir mercado militar apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/05/pro/mako-missil-hipersonico-barato-quer-redefinir-mercado-militar/