O ex-presidente e atual candidato a presidente dos EUA, Donald Trump, soltou uma espécie de ameaça contra o Google.
Na última semana, Trump deu entrevista à Fox, na qual, afirmou que “o Google tem que ter cuidado” porque “eles têm sido muito irresponsáveis” e que ele tinha “a sensação de que o Google estaria prestes a fechar, porque não acho que o Congresso vá aceitar isso”.
Mas, segundo o The Verge, a afirmação do empresário veio após o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ter ligado para ele após a tentativa de assassinato que sofreu, enquanto “ninguém ligou do Google”.
Só que, como pontua o portal, tudo indica que isso é típico de Trump, pois, em março, ele chamou o Facebook de “inimigo do povo”, quando voltou atrás em proibir o TikTok. Bastou uma ligação de apoio para as coisas mudarem.
Trump: ameaça ao Google tem a ver com financiamento da campanha?
- O The Verge lembra, ainda, que há ligação entre os comentários de Trump sobre o Google e doações à campanha presidencial do empresário;
- Isso porque dois grandões do Vale do Silício, Marc Andreessen e Ben Horowitz, estão injetando dinheiro na campanha de Trump;
- E ambos se mostraram publicamente preocupados com o poder do Google;
- Eles chegaram a dizer que a empresa era “mais poderosa do que, provavelmente, 95% dos países do mundo”;
- Peter Thiel, que, entre outras coisas, ajudou a fundar o PayPal, é outro anti-Google. Ele financia ações regulatórias contra a gigante das buscas há anos e até a chama de “traidora”;
- Para completar, JD Vance, companheiro de chapa de Trump e financiado por Thiel, já apareceu em conferências antitruste elogiando Lina Khan, presidente do FTC (órgão estadunidense que trabalha pelo direito dos consumidores), afirmando que ela estava “fazendo um bom trabalho” e apoiando abertamente a divisão de grandes plataformas da companhia.
O Google precisa ter o YouTube? O Google precisa ter todas essas outras plataformas que são construídas sob o guarda-chuva do Google? Você pode fazer o mesmo argumento com o Instagram, Facebook, outros serviços do Meta.
JD Vance, em evento da Y Combinator em Washington, DC (EUA)
Conservador, Vance não gosta como as grandes plataformas moderam seu conteúdo.
“Google e Facebook realmente distorceram nosso processo político”, ele diz. Observando que as pessoas podem pesquisar sobre a aptidão do presidente Joe Biden para o cargo, ele acrescentou que, “se o Google fornece um resultado de pesquisa fundamentalmente imparcial, é, eu acho, o cerne da democracia americana”.
O The Verge aponta também que Vance crê que os resultados do Google são ameaça maior à democracia do que deportações em massa ou o aborto.
Se o novo modo de aquisição de informações for fundamentalmente tendencioso, acho que é uma ameaça muito maior à democracia do que quase tudo que é chamado de ameaça à democracia em 2024.
JD Vance
Leia mais:
- 7 melhores alternativas à Google Play Store, loja de apps do Android
- Gmail: como denunciar phishing
- Google perde processo antitruste por domínio nas buscas; e agora?
Vance também afirmou: “O Google está fraudando a eleição” e publicou no X que dividir a empresa “já deveria ter sido feito há muito tempo” porque “o controle monopolista da informação em nossa sociedade reside em uma empresa de tecnologia explicitamente progressista”.
Leia, a seguir, a transcrição completa do trecho da entrevista de Trump, onde ele ameaça o Google:
Então Mark Zuckerberg me ligou, primeiro ele me ligou algumas vezes. Ele me ligou depois do evento, e disse que isso foi realmente incrível, muito corajoso. Você sabe, e ele realmente anunciou que não apoiaria um democrata porque ele não pode, porque ele me respeitava pelo que eu fiz naquele dia. Eu acho que o que eu fiz talvez tenha sido, para mim foi uma resposta normal. Mas fui chamado por Mark Zuckerberg ontem, um dia antes ou sobre esse mesmo assunto… e ele realmente se desculpou. Ele disse que eles cometeram um erro, etc. etc., corrigindo o erro.
Google, ninguém ligou do Google.
Uma das coisas como, fazer um show como o seu. Seu show, você sabe, você vê na Fox, mas onde você realmente vê é em todo lugar, eles pegam clipes do seu show que você está fazendo agora comigo. E se eu fizer um bom trabalho, eles vão votar em mim, eles vão votar em mim. Porque não é só na Fox. Fox… é uma parte menor disso. Você em todo o — aqueles pequenos e lindos celulares em todo o lugar. Você tem um produto. Você tem um ótimo produto, você tem uma ótima marca. Então você tem que sair, você tem que sair para fazer coisas como seu show, e outros shows, e…
O Google tem sido muito ruim, eles têm sido muito irresponsáveis. Tenho a sensação de que o Google vai estar perto de fechar, porque não acho que o Congresso vai aceitar, realmente não acho. O Google tem que ter cuidado.
Donald Trump, em entrevista à Fox
O post Trump ameaça fechar o Google; entenda motivo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/05/pro/trump-ameaca-fechar-o-google-entenda-motivo/