A candidata do Novo à Prefeitura do Rio de Janeiro, Carol Sponza, irá acionar a Justiça Eleitoral para conseguir participar do debate da TV Band, que irá ocorrer na quinta-feira (8).
A decisão foi anunciada nesta terça-feira (6), depois que a emissora comunicou a candidata de que ela ficaria de fora do debate pelo fato de o Novo não ter o mínimo de cinco parlamentares no Congresso Nacional.
Carol Sponza afirmou à reportagem da Agenda do Poder que “ainda está na briga” para participar do debate entre os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Com a filiação do deputado federal Ricardo Sales (Novo-SP), em 2 de agosto, o partido ampliou para cinco a bancada no Congresso Nacional, o que permitia a participação de seus candidatos em debates.
O jurídico da Band, no entanto, alegou que o limite de aferição do tamanho da bancada é 20 de julho de 2024, como estabelece o art. 44 da resolução 23610/2019 do TSE.
O debate da Band contará com as participações de Eduardo Paes (PSD), Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSol), Rodrigo Amorim (Uniao) e Marcelo Queiroz (Progressistas).
Além de Sales, a bancada do Novo conta com o senador Eduardo Girão (CE), além dos deputados federais Marcel Van Hattem (RS), Gilson Marques (SC) e Adriana Ventura (SP).
O senador Eduardo Girão, que é candidato à Prefeitura de Fortaleza, também acionou a Justiça Eleitoral para garantir participação no debate da Band.
Em São Paulo, a candidata Marina Helena, conseguiu nesta segunda-feira, 05/08, na Justiça, uma liminar para participar do debate, a despeito de o partido não cumprir com rigor a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão é do juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/carol-sponza-ira-acionar-a-justica-para-participar-do-debate-da-band/