23 de setembro de 2024
Compartilhe:

O Brasil completou, no final de julho, dois meses sem ter um embaixador em Israel. E, no que depender de Lula, essse cenário não deve mudar tão cedo, informa o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Segundo fontes do Itamaraty, não há hoje qualquer previsão de o presidente da República escolher um novo embaixador para a missão brasileira em Tel Aviv.

Oficialmente, o Brasil está sem embaixador em Israel desde o final de maio, quando o então titular do cargo, Frederico Meyer, foi removido por ordem de Lula.

Meyer foi transferido pelo presidente para outra missão: representar o Brasil na Conferência de Desarmamento das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.

A retirada de Meyer sem a designação de um substituto foi o gesto diplomático mais enfático de Lula para mostrar a insatisfação com a postura de Israel em meio ao genocídio na Faixa de Gaza.

No Itamaraty, a informação é que não há pressa em escolher um novo embaixador. Por enquanto, a embaixada brasileira está sob a responsabilidade do encarregado de Negócios, Fábio Moreira Farias.

Enquanto isso, o governo brasileiro condenou “veementemente” o assassinato do chefe político do grupo militante Hamas, Ismail Haniyeh, morto em atentado aéreo na terça-feira (30/8) no Irã.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/brasil-esta-ha-mais-de-dois-meses-sem-embaixador-em-israel-e-nao-ha-previsao-de-lula-indicar-um-substituto/