A frente de esquerda em Barra do Piraí que une a Federação Brasil da Esperança (PT-PCoB-PV) e o PSOL, para apoiar a candidatura a prefeito do sindicalista Gilberto Souza (PT) está ameaçada. A Comissão Executiva Nacional da Federação decidiu intervir na disputa na cidade. A intenção é retirar a candidatura de Gilberto para apoiar a candidata Kátia Miki, do Solidariedade.
Os petistas porém resistem à pressão. A Convenção que homologou a candidatura de Gilberto a prefeito com a professora Fernanda Vieira (PSOL) de vice foi realizada e o registro das candidaturas está sendo providenciado na Justiça Eleitoral. “Estão querendo impor as coisas de cima para baixo. A Federação na cidade decidiu pela minha candidatura com aliança com o PSOL”, disse Gilberto.
“Nós de maneira nenhuma vamos caminhar com a Katia”, afirmou o presidente da Federação na cidade, Maurílio dos Santos Filho. Segundo ele, se a decisão da nacional prevalecer todos os pré-candidatos a vereador vão renunciar às candidaturas. São nove do PT e três do PCdoB.
Se a aliança for desfeita, a tendência é que o PSOL lance a professora Fernanda Vieira candidata a prefeita, o que deve levar os petistas insatisfeitos a apoiar a candidatura. “Eu não apoio a Kátia de jeito nenhum. Ainda mais depois desta imposição”, disse Gilberto Souza.
Em nota, a assessoria do PT Estadual informou que “o PT está deliberando por priorizar as candidaturas que estão com maiores chances de vitória”. A nota elogia Gilberto como “um companheiro muito valoroso”. Mas ressalta que “um diálogo construído com partidos da base aliada do presidente Lula, o Solidariedade retirou candidatura em município onde o PT possuía mais chances de vitória e em contra partida o PT faz esse movimento em Barra do Piraí onde o Solidariedade apresenta mais chances de vitória que o candidato petista”.
Veja abaixo a nota do PT Estadual
O PT está deliberando por priorizar as candidaturas que estão com maiores chances de vitória. A candidatura colocada é de um companheiro muito valoroso, sindicalista, militante, que representa um movimento importante do partido na região. Mas a partir de um diálogo construído com partidos da base aliada do presidente Lula, o Solidariedade retirou candidatura em município onde o PT possuía mais chances de vitória e em contra partida o PT faz esse movimento em Barra do Piraí onde o Solidariedade apresenta mais chances de vitória que o candidato petista.
A direção estadual do PT buscou uma tentativa de entendimento com o candidato da cidade, mas as decisões do PT que é um partido nacional, deve se guiar por uma estratégia mais ampla que leva em consideração as chances de ampliação do número de prefeituras governadas pelo PT e pela base do presidente Lula.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/federacao-pt-pv-pcdob-quer-retirar-candidato-do-pt-em-barra-do-pirai-para-apoiar-candidata-do-solidariedade/