22 de setembro de 2024
Compartilhe:

O líder do PL no Senado Federal, Carlos Portinho (PL-RJ), quer que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, preste esclarecimentos à CPI da Manipulação de Resultados e Apostas Esportivas do Senado sobre o monitoramento de denúncias da prática de manipulação de jogos.

Portinho anunciou que irá protocolar um requerimento de convite para que o presidente da CBF compareça à CPI. 

A decisão foi tomada depois que Portinho acusou Ednaldo Rodrigues de “mentir para a CPI” sobre uma exigência da FIFA para que a entidade máxima do futebol brasileiro tenha um oficial de integridade, que é o profissional responsável por acompanhar as denúncias de manipulação de resultados em competições de futebol profissional no país.  

Na sessão da CPI, realizada na terça-feira (6), Portinho afirmou que a CBF ficou com o cargo vago entre 2022 e 2024, período em que  houve 109 alertas de jogos suspeitos. O senador apresentou um ofício com a exigência da FIFA para que a CBF tenha um fiscal de integridade.

“Decidi convidar o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para que ele tenha a oportunidade de se retratar e ouvir tudo o que foi e ainda será abordado pela CPI. O objetivo é construir e propor medidas para aperfeiçoar os instrumentos de fiscalização e regulamentação do futebol brasileiro”, argumentou Portinho, pelas redes sociais.

A CPI irá funcionar até o dia 7 outubro. Em caso de aprovação do convite, Ednaldo Rodrigues deverá ser ouvido na fase final dos trabalhos. O relator da CPI é o senador Romário (PL-RJ).

Portinho já protocolou requerimentos de convite para que o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), Otávio Veríssimo Teixeira, e o Procurador-Geral do STJD, Paulo Emílio Dantas Nazaré, sejam ouvidos pela CPI.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/depois-de-acusar-presidente-da-cbf-de-mentir-para-a-cpi-portinho-ira-convidar-ednaldo-rodrigues-para-esclarecer-as-denuncias-de-manipulacao-de-jogos/