23 de setembro de 2024
Compartilhe:

O acidente aéreo com 61 vítimas ocorrido nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo, envolvendo uma aeronave do modelo ATR da Voepass, levantou questionamentos sobre a segurança desse tipo de avião em condições climáticas adversas.

Em entrevista à CNN Brasil, o aviador Fernando de Borthole, com 20 anos de experiência, alertou sobre os riscos de operar esse modelo em situações de gelo severo.

De acordo com Borthole, “o ATR tem as suas limitações para o avião naquelas condições. É um avião que, em condição de gelo, o indicado é sair dessa condição”.

O especialista ressaltou, no entanto, que é prematuro apontar causas definitivas para o acidente sem uma investigação aprofundada.

Investigação em andamento

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou as investigações do caso. Borthole explicou que as caixas-pretas da aeronave, que aparentemente já foram localizadas, serão fundamentais para esclarecer as circunstâncias do acidente.

“Existem duas caixas-pretas instaladas nos aviões comerciais: uma que grava o áudio da cabine e outra que coleta informações e dados do avião”, detalhou o aviador.

Esses dispositivos armazenam dados cruciais como a condição dos motores, sistemas da aeronave e posição dos controles de comando.

O especialista enfatizou a importância de aguardar os resultados oficiais da investigação, que pode levar semanas ou até meses para ser concluída.

“O Cenipa tem a função de achar fatores contribuintes, que a gente não chama nem de causas”, explicou Borthole, ressaltando que o objetivo principal é prevenir futuros acidentes.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/avioes-do-modelo-atr-como-o-que-caiu-nao-devem-voar-em-condicoes-de-gelo-severo-diz-especialista-a-cnn/