23 de setembro de 2024
Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou neste sábado (10), durante visita ao Recife, que pretende leiloar um dos conjuntos de joias que recebeu da Arábia Saudita e doar o valor arrecadado para a Santa Casa de Juiz de Fora (MG). O hospital foi onde Bolsonaro recebeu atendimento após sofrer um atentado a faca durante a campanha eleitoral de 2018.

A decisão do ex-presidente foi recebida com aplausos e amplamente divulgada em suas redes sociais. O valor estimado das joias e presentes recebidos por Bolsonaro ao longo de seu mandato pode ultrapassar os R$ 6,8 milhões.

A declaração de Bolsonaro ocorre dias após o Tribunal de Contas da União (TCU) decidir que presentes recebidos por autoridades, incluindo um relógio de luxo dado ao presidente Lula (PT) em 2005, não precisam ser devolvidos enquanto não houver uma legislação específica sobre o assunto. A decisão do TCU pode beneficiar Bolsonaro, permitindo-lhe manter ou dispor das joias que recebeu durante seu mandato.

Em sua fala, Bolsonaro reafirmou a propriedade dos itens, dizendo: “São minhas”, e confirmou a intenção de vender as joias no exterior, ação que, segundo especialistas, não configura ilegalidade diante da recente decisão do TCU.

Com informações do UOL

LEIA MAIS

Lula vai devolver à União relógio recebido em seu primeiro mandato para evitar comparações com Bolsonaro

Diretor da PF diz que decisão do TCU sobre joias não interfere nas investigações criminais

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-agora-diz-que-vai-leiloar-joias-e-doar-valor-a-santa-casa-onde-foi-atendido-apos-facada/