21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O NUPPI – Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem comemorará o Dia Mundial da Fotografia com um evento no dia 16 de agosto, a partir das 17h, no Centro Cultural Vale Maranhão.

Com o tema Maramazônia: Imaginários da Amazônia Maranhense, o evento busca ampliar os olhares sobre a região, bem como estimular a percepção sensível e a reflexão em torno das imagens, como forma de aprofundar o conhecimento sobre as expressões artísticas e a vivência coletiva nos territórios da Amazônia Legal.

O evento propõe um programa formativo em torno da temática da fotografia a partir da
realização de uma mesa redonda com artistas, fotógrafos e pesquisadores da área,
além de uma oficina e uma sessão de fotoprojeções, selecionadas a partir da convocatória “Compartilhantes Amazônidas”.

O projeto toma como modelo uma iniciativa já realizada desde 2008 pelo Coletivo NUPPI em eventos de comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, desta vez organizado com o apoio do Centro Cultural Vale Maranhão a partir do Edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco 2024.

O objetivo é, através da fotografia e da multiplicidade de perspectivas, destacar a diversidade cultural e natural da Amazônia. No Maranhão, apesar de um número considerável de municípios estarem inseridos na Amazônia Legal (70% do território de acordo com o IBGE), ainda existe invisibilização.

Um exemplo disso foi a tentativa, em 2008, de retirar o Maranhão da área de preservação da Amazônia Legal, o que evidencia uma alienação do sentimento de pertencimento e a desvalorização do bioma no estado.

Diante disso, a iniciativa busca enfatizar o potencial da fotografia para visibilizar as características amazônicas do Maranhão e dos demais estados amazônidas.

Assim, o evento busca trazer imagens que vão além dos clichês que retratam a Amazônia apenas como um “território virgem”, promovendo também uma celebração dos diversos modos de vida e contextos culturais de quem faz parte da região.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/08/maramazonia-imaginarios-da-amazonia-maranhense-expoe-trabalhos-no-dia-mundial-da-fotografia-em-sao-luis/