20 de setembro de 2024
Compartilhe:

(Imagem de satélite: Eumetsat/windy) (Foto: Reprodução/Redes)

O Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu mais esclarecimentos sobre a chuva de granizo e ventos fortes que atingiu a cidade de Estreito, na tarde da última segunda-feira (12).

O episódio foi responsável por causar alguns prejuízos na cidade, tais como destelhamento, queda de árvore e quebra de vidro de uma escola, ferindo uma pessoa.

De acordo com o Nugeo, não é comum a ocorrência desse tipo de evento meteorológico durante o período de estiagem, quando as chuvas são escassas, e a disponibilidade de umidade na coluna atmosférica é pequena.

Entretanto, segundo o Núcleo, nessa época do ano, as temperaturas do ar são bastante elevadas durante o dia na baixa troposfera (região mais baixa da atmosfera), enquanto continuam frias em porções mais altas e qualquer forçante mais significativo pode alterar a condição de estabilidade da atmosfera do local e formar nuvens de grande desenvolvimento vertical (Cumulonimbus) devido ao aquecimento intenso do solo e um certo deslocamento de massa de ar no sentido horizontal.

Foi exatamente essa condição atmosférica mais ampla que antecedeu a ocorrência de queda de granizo e ventos intensos em Estreito.

GRANIZO

O granizo, que nada mais é do que pequenos núcleos de gelo, é formado na ocasião em que as correntes de ar ascendentes se tornam fortes o bastante para transportar as gotículas de água para altitudes elevadas com temperaturas inferiores a zero e com isso transformá-las em gelo com forma arredondada, devido ao vai e vem das correntes de ar dentro da nuvem; assim quando o granizo se torna suficientemente pesado, não podendo mais ser sustentado pelas correntes de ar ascendentes, ele cai em direção ao solo.

Essa condição pode perfeitamente ocorrer durante o período seco, embora seja incomum. Na tarde do dia 12 de agosto, a condição de instabilidade atmosférica estava predominando na região de divisa entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins, onde é possível observar através da imagem de satélite, um trem de nuvens Cumulonimbus atuando em toda a região citada, com destaque para a cidade de Estreito.

O post Nugeo explica chuva de granizo e ventos fortes em Estreito apareceu primeiro em Últimas Notícias.

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/?p=43452