As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram aplicadas neste domingo (18) em todo o país. Para evitar fraudes, 36 versões diferentes da avaliação foram distribuídas entre os candidatos. Os gabaritos preliminares oficiais estão previstos para serem divulgados nesta terça-feira (20) no site do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Os cadernos de questões das provas já estão disponíveis no portal do MGI, assim como na página da Cesgranrio dedicada ao CNU, acessível por meio de login no Gov.br. Estão disponibilizadas as questões dos oito blocos de conhecimento.
De acordo com o cronograma do concurso, o resultado oficial será divulgado em 21 de novembro. Dos 2,14 milhões de inscritos, apenas 1 milhão compareceram aos locais de prova, conforme balanço preliminar divulgado pela ministra Esther Dweck, titular do MGI, segundo informações da Agência Brasil. O estado do Ceará registrou a maior taxa de abstenção, enquanto o Distrito Federal teve a menor.
Apesar do índice de abstenção em torno de 50%, a ministra afirmou que o número está dentro da média histórica para concursos desse porte. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente. […] A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”, explicou.
As provas do CNU estavam inicialmente previstas para 5 de maio, mas foram adiadas devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Mesmo com a elevada abstenção, o CNU se mantém como o maior concurso já realizado no país. O certame ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais e foi aplicado em 228 cidades distribuídas por todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Além das vagas imediatas, o concurso formará um banco de candidatos com mais de 13 mil classificados que poderão ser convocados para futuras oportunidades, inclusive temporárias.
Os salários básicos iniciais para os aprovados variam de R$ 4,4 mil a R$ 22,9 mil, dependendo do cargo. A divulgação dos resultados está prevista para 21 de novembro, e as convocações para a posse dos aprovados e os cursos de formação em carreiras específicas devem começar em janeiro de 2025.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/08/cnu-saiba-quando-respostas-oficiais-das-provas-serao-divulgadas/