A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu nesta segunda-feira (19) um alerta para incêndios florestais em 16 regiões do estado. O risco é agravado em razão da baixa umidade do ar.
O estado de São Paulo recebeu um alerta para 16 regiões do estado sobre o risco de incêndios florestais a partir desta segunda-feira (19).
O alerta foi enviado por meio de mensagem de texto para celular com a seguinte recomendação: “Risco elevado para incêndios florestais na região. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental!”.
Regiões que estão em alerta:
- Capital e região metropolitana;
- Araçatuba;
- Araraquara;
- Barretos, Bauru;
- Campinas;
- Franca;
- Itapeva;
- Marília;
- Presidente Prudente;
- Registro;
- Ribeirão Preto;
- São Jose dos Campos;
- São Jose do Rio Preto;
- Sorocaba.
Segundo o meteorologista Willian Minhoto, do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado (CGE), a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos ao longo desta segunda-feira. A única região onde não há alerta para baixa umidade é o litoral.
A Operação SP Sem Fogo, do governo de São Paulo, está desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e combate a focos de incêndio é intensificada.
Recomenda-se que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais pela população:
- Não solte balões;
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Faça descarte adequado de seus resíduos;
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais;
- Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199
Sob supervisão
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/com-tempo-seco-sp-emite-alerta-para-incendios-florestais-veja-regioes-de-risco/