Uma ação de grande impacto será realizada nesta quinta-feira (22), nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara), para conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil ou juvenil, especialmente, em locais turísticos e de grande circulação de pessoas. A blitz, que ocorrerá das 10h às 14h50, faz parte do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), e mobilizará passageiros e tripulantes em uma iniciativa inédita.
Durante a blitz “Mais Infância”, uma equipe treinada estará distribuindo materiais informativos e interagindo com os passageiros para alertá-los sobre os sinais de abuso sexual, como identificar comportamentos suspeitos e, principalmente, como denunciar possíveis casos. A ação não se limitará aos terminais, mas também ocorrerá durante as travessias, buscando engajar todos os que utilizam o serviço de ferryboat.
Os terminais operados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) bateram recordes em julho. Ao todo, foram realizadas 844 viagens de ferryboat, transportando 220 mil passageiros e 45 mil veículos. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um salto de mais de 10%, quando foram transportados 202 mil passageiros e 40 mil veículos.
Esse aumento no fluxo pode ser explicado pelas férias escolares de julho, que tradicionalmente levam mais turistas e famílias a cruzarem os terminais. No primeiro semestre de 2024, mais de 940 mil passageiros e 200 mil veículos utilizaram os terminais.
“Escolhemos realizar essa blitz aqui justamente pelo grande volume de pessoas que circulam nesse período, incluindo famílias, turistas e crianças. Queremos garantir que todos estejam atentos a esses crimes que, infelizmente, podem ocorrer em diversos ambientes, inclusive em locais de grande movimentação como esses”, explica a coordenadora do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, Wanda Bittencourt.
A blitz “Mais Infância” faz parte de uma série de ações voltadas à proteção das crianças e adolescentes no Maranhão, reforçando a importância de um olhar atento da sociedade para esses crimes que, muitas vezes, são silenciosos e devastadores. A iniciativa busca, acima de tudo, alertar que a proteção dos direitos da infância é uma responsabilidade de todos.
Serviço:
Assunto: Blitz “Mais Infância” em Terminais de Ferryboat Para Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil
Data e Horário: Nesta quinta-feira ( 22), das 10h às 14h50
Locais: Terminal da Ponta da Espera (São Luís), Ferryboat durante travessia, e Terminal do Cujupe (Alcântara)
Fonte: https://oimparcial.com.br/checamos/2024/08/blitz-mais-infancia-conscientiza-passageiros-sobre-prevencao-ao-abuso-sexual-infantojuvenil-em-travessia-de-ferryboat/