25 de novembro de 2024
TRE mantém multa à rede social X por fake news
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (19), a Justiça Eleitoral reconheceu ilegalidade em pesquisa realizada em julho em Nilópolis, que apresentava empate técnico entre o candidato Rogério Ribeiro (MDB) e o prefeito Abraãozinho (PL), candidato à reeleição. A decisão é do juiz Leandro Loyola de Abreu, da Zona Eleitoral de Nilópolis, que, após liminar anteriormente concedida, agora ordena em caráter definitivo a proibição de divulgação da sondagem.

O juiz destacou que “trata-se de desconformidade capaz de influir no voto do eleitor, e que, portanto, pode definir o resultado da eleição”. A pesquisa foi divulgada na cidade através de distribuição de jornais impressos com uma imagem de Rogério Ribeiro (MDB) na capa, visando, no entendimento da decisão, manipular a opinião pública.

Até o momento, a única pesquisa registrada e válida em Nilópolis foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e Abraãozinho liderava as intenções de voto em todos os cenários, chegando a apresentar 62,2% contra Rogério Ribeiro, que obteve 16,5%. O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 680 eleitores com 16 anos ou mais, e tem margem de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-00779/2024.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/justica-eleitoral-reconhece-ilegalidade-em-pesquisa-realizada-em-nilopolis-em-julho/