O Ministério Público Eleitoral (MPE) quer impugnar a candidatura de Samuca Silva (PSDB) à Prefeitura de Volta Redonda. Samuca é ex-prefeito da cidade e tenta voltar ao cargo. A ação de impugnação foi proposta pela 131ª Promotoria Eleitoral.
A principal alegação do MPE é que Samuca estaria inelegível por ter sido condenado por abuso de poder político. A condenação foi pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O MPE aponta que a inelegibilidade é por oito anos, “a contar das eleições de 2020”.
Através de sua assessoria Samuca disse que “acredita na Justiça”, e que os processos citados pelo MPE não tiveram dolo. O candidato lembrou que o atual prefeito, Antônio Francisco Neto, enfrentou o mesmo problema em 2020, quando teve a candidatura impugnada mas reverteu a decisão e segue no cargo.
Samuca governou Volta Redonda de 2017 a 2020. Ele foi eleito em 2016 numa disputa acirrada no segundo turno com o ex-prefeito Paulo Baltazar, após ter saído em desvantagem no primeiro turno. Em 2020 ele disputou a reeleição pelo PSC mas ficou na terceira posição, com apenas 9,27% dos votos. Ele foi derrotado já no primeiro turno pelo atual prefeito Antônio Francisco Neto, com 57,20% dos votos. Neto disputa a reeleição este ano.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/mpe-pede-impugnacao-de-ex-prefeito-samuca-de-volta-redonda/