A vantagem construída no Maracanã, com a vitória por 2 a 0, não traz tranquilidade para o Flamengo. Nesta quinta (22), o time de Tite enfrenta o Bolívar na partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores em cenário desafiador. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolivia.
O desafio mais recente para o Rubro-Negro é referente aos desfalques. Desde o jogo de ida contra o Bolívar, há uma semana, Pedro, Gabigol, Arrascaeta e Wesley tiveram lesões musculares.
Completando a lista de baixas, Everton Cebolinha e Matías Viña estão fora da temporada após passarem por cirurgias e Allan, com traços falcêmicos, não viajou para a altitude de La Paz.
A altitude é outro obstáculo histórico para os clubes brasileiros. Em La Paz, são cerca de 3.600 metros acima do nível do mar, condições nas quais o Flamengo venceu um de sete jogos.
Os times se enfrentaram na fase de grupos da atual edição da Libertadores, por exemplo, e o Bolívar venceu por 2 a 1. Confira o retrospecto completo do Rubro-Negro na altitude:
- Libertadores de 1983 – Bolívar 3 x 1 Flamengo, em La Paz (3.640 metros acima do nível do mar)
- Libertadores de 2007 – Real Potosí 2 x 2 Flamengo, em Potosí (4.090 metros acima do nível do mar)
- Libertadores de 2008 – Cienciano 3 x 0 Flamengo, em Cusco (3.360 metros acima no nível do mar)
- Libertadores de 2012 – Real Potosí 2 x 1 Flamengo, em Potosí (4.090 metros acima do nível do mar)
- Libertadores de 2014 – Bolívar 1 x 0 Flamengo, em La Paz (3.640 metros acima do nível do mar)
- Libertadores de 2019 – San José 0 x 1 Flamengo, em Oruro (3.700 metros acima do nível do mar)
- Libertadores de 2024 – Bolívar 2 x 1 Flamengo, em La Paz (3.640 metros acima do nível do mar)
A goleada sofrida para o Botafogo, as lesões e até mesmo problemas extra-campo, como a desistência da Atalanta em comprar Wesley, aumentaram a pressão sobre o departamento de futebol.
É neste cenário que o time de Tite entra em campo para confirmar a vantagem construída no Maracanã, seguir vivo nas três frentes e evitar uma crise em momento decisivo da temporada.
Bolívar x Flamengo
Bolívar: Carlos Lampe; José Sagredo, Anderson, Orihuela e Jesus Sagredo; Justiniano, Ramiro Vaca e Saucedo; Bruno Sávio, Fábio Gomes e Oviedo – Técnico: Flávio Robatto.
Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Erick Pulgar, De La Cruz e Gerson; Luiz Araújo e Carlinhos – Técnico: Tite.
- Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores
- Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia
- Data e hora: 22 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Onde assistir: Globo, ESPN e Disney+
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/libertadores-da-america/para-evitar-crise-e-em-vantagem-flamengo-enfrenta-o-bolivar-pela-libertadores/