25 de novembro de 2024
Queda de avião: peritos usam 3 técnicas para identificação de
Compartilhe:

A Primeira Vara Federal de Campinas determinou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) compartilhe a investigação sobre as causas do acidente da Voepass, em Vinhedo (SP), com a Polícia Federal (PF).

Na próxima segunda-feira (26), investigadores vão se reunir com integrantes do Cenipa para estudar os próximos passos da investigação.

Entre os dados recolhidos pelo Cenipa, estão as conversas e informações técnicas do voo registradas nas caixas-pretas da aeronave.

O Ministério Público Federal (MPF) e Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestaram a favor do compartilhamento de informações.

A PF solicitou acesso aos dados na Justiça, após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter restrições ao Ministério Público e às polícias sobre as informações coletadas pelos profissionais do Cenipa.

O Cenipa é ligado à Força Aérea Brasileira (FAB) e tem como principal função fazer análise técnico-científica para diagnosticar as causas dos acidentes e recomendar medidas de prevenção para evitar novas situações semelhantes.

Já a PF, abriu um inquérito para apurar possíveis crimes e responsabilidades. Além dos dados técnicos, os investigadores devem colher depoimentos de funcionários da empresa e testemunhas do acidente.

De acordo com fontes ligadas à apuração, se obtiver a autorização, a PF local já se prepara para “ajustar as forças de trabalho” para acelerar os procedimentos de investigação.

O acidente do voo 2283 matou 62 pessoas no último dia 9 no interior paulista. A aeronave que saiu de Cascavel (PR) tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/voepass-justica-determina-compartilhamento-de-dados-do-cenipa-com-pf/