Embora humanos e animais consumam muita água, a indústria pesada é a verdadeira responsável por metade do consumo de água no mundo. Por isso, as empresas estão procurando novas formas de reciclar água, especialmente com o aumento da seca.
Indústrias essenciais como farmacêutica, alimentos e bebidas, têxteis, mineração, energias renováveis e energia utilizam grandes quantidades de água. Agora, novas empresas estão desenvolvendo métodos mais econômicos para recuperar e reciclar essa água, como mostra a CNBC.
O mercado global de tratamento de água e esgoto deve atingir 500 bilhões de dólares até o final da década, segundo a agência Statista.
Muitas dessas tecnologias ainda usam produtos químicos agressivos e consomem muita energia. No entanto, empresas como Xylem, Veolia e a startup Gradiant, de Boston, estão tentando reduzir esses custos e o uso de produtos químicos.
Leia mais:
- Bitcoin: cada transação gasta tanta água quanto uma piscina
- Você sabia que a IA consome muita água? Entenda os motivos
- Água subterrânea da Terra pode ficar muito quente para ser potável no futuro
Como a Gradiant faz o tratamento de água
- A Gradiant, fundada em 2013 por Anurag Bajpayee e Prakash Govindan, desenvolveu uma tecnologia que imita o processo natural de formação de chuva.
- A água residual é aquecida e misturada com o ar em um umidificador, transformando-se em vapor e deixando os contaminantes para trás.
- Esse vapor é então resfriado e condensado em água limpa, semelhante à chuva. Esse processo, segundo a Gradiant, pode cortar os custos tradicionais de tratamento de água pela metade.
Enquanto outras tecnologias podem recuperar 50% a 60% da água, a Gradiant afirma recuperar 99%. A empresa já conta com grandes clientes como Coca-Cola, BMW, Pfizer e Adnoc, e afirma economizar 1,7 bilhões de galões de água diariamente — o equivalente ao consumo de 48 milhões de pessoas.
No primeiro semestre deste ano, a Gradiant fechou mais de 500 milhões de dólares em novos pedidos, o que a torna atraente para investidores. A empresa já levantou 228 milhões de dólares e é apoiada por investidores como Warburg Pincus, M&G Investments, Formation 8, Clearvision Ventures e GRC.
Mark Danchak, cofundador da General Innovation Capital Partners, elogia a Gradiant por oferecer uma solução completa para os clientes, destacando que escalar essas tecnologias é um desafio.
O post Startup quer baratear tratamento e reciclagem de água imitando a chuva apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/27/pro/startup-quer-revolucionar-tratamento-de-agua-com-tecnologia-inovadora/