25 de novembro de 2024
Em evento com militares, Lula diz que Forças Armadas não
Compartilhe:

Em evento realizado para comemorar os 25 anos da criação do Ministério da Defesa, o presidente Lula destacou a importância da neutralidade das Forças Armadas, afirmando que sua verdadeira missão é garantir a ordem e proteger a soberania do país.

“Celebramos a verdadeira missão das Forças Armadas, que é de servir a nação brasileira, garantir a ordem, não em nome de uma ideologia ou a serviço de pretensões políticas individuais, mas em nome acima de tudo da soberania de um país e da proteção do povo brasileiro”, afirmou o presidente.

Durante o evento, ocorrido no Clube do Exército, em Brasília, Lula elogiou o ministro da Defesa, José Múcio, dizendo que a história o reconhecerá como o “maior ministro da Defesa” do Brasil.

Além da celebração do aniversário do ministério, o evento marcou a permissão inédita para que mulheres possam se alistar no serviço militar, com a oferta inicial de 1.500 vagas. Lula, ao exaltar essa medida, reforçou que “lugar de mulher é onde ela quiser”.

O discurso de Lula veio na esteira de um elogio ao trabalho das Forças Armadas em operações recentes, como o resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o combate às queimadas e a repressão ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Inquérito investiga militares que pressionaram por golpe de Estado

A fala do presidente também coincidiu com a abertura de um inquérito no Exército para investigar quatro militares que, em 2022, pressionaram o comando para um golpe contra a eleição de Lula.

Múcio diz que Forças Armadas não toleram impunidade

José Múcio, em sua fala, afirmou que a investigação demonstra que o Exército não tolera impunidade, independentemente do posto dos envolvidos. Ele enfatizou que para as Forças Armadas serem fortes, não devem operar sob suspeitas.

Múcio foi nomeado como ministro da Defesa para facilitar o diálogo com as Forças Armadas após a proximidade dos militares com o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas também enfrentou críticas do PT e de aliados devido à sua postura após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Lula finalizou seu discurso enaltecendo Múcio e reafirmando que a história o considerará o maior ministro da Defesa do país. O Ministério da Defesa foi criado em 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, para unificar os ministérios militares existentes..

Com informações da Folha de S.Paulo

LEIA MAIS

Lula assina decreto que permite alistamento voluntário de mulheres nas Forças Armadas

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-evento-com-militares-lula-diz-que-forcas-armadas-nao-podem-atuar-em-nome-de-uma-ideologia-ou-a-servicos-de-pretensoes-politicas-individuais-veja-video/