25 de novembro de 2024
Onda de calor: alerta vermelho de temperatura é emitido para
Compartilhe:

O ar seco deve ganhar intensidade sobre o interior do Brasil, nesta quinta-feira (29), com uma queda mais expressiva da umidade relativa do ar entre o Sudeste e o Centro-Oeste.

Os níveis da umidade relativa do ar podem ficar abaixo dos 12% entre o interior de SP e o Triângulo mineiro, entrando em estágio de emergência. Com isso, o risco de incêndio volta a aumentar pelo interior da região.

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, 48 cidades do estado seguem em alerta máximo por conta dos focos de incêndio que atingiram regiões no último fim de semana. 

Segundo o Climatempo, nesta terça-feira (27), 13 estados brasileiros registraram níveis de umidade no ar iguais ou abaixo de 20%. Já no Sul, uma nova frente fria deve se aproximar do Rio Grande Sul provocando chuva moderada.

Há risco para temporal na região de Salvador, devido a intensificação dos ventos que sopram do oceano contra a costa. Rajadas de vento moderadas devem ser registradas nas áreas centrais do país.

Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira (29) – pela Climatempo

Região Sudeste

A Região Sudeste deve ter tempo firme e não deve registrar chuva, nesta quinta-feira (29). Apenas no extremo nordeste de Minas Gerais pode garoar, enquanto no norte do Espírito Santo o sol aparece entre nuvens.

Nas demais áreas, deve predominar sol com temperaturas em elevação favorecendo para a queda da umidade relativa do ar que pode ficar abaixo dos 12% entre o interior de SP e o Triângulo mineiro, entrando em estágio de emergência.

Mapa de alertas para queimadas em São Paulo

Risco para incêndio em São Paulo aumenta ao longo da semana
Risco para incêndio em São Paulo aumenta ao longo da semana • Defesa Civil – SP

Região Sul

Uma nova frente fria deve se aproximar da região Sul deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora também na campanha gaúcha, nesta quinta-feira (29). As precipitações podem ser de moderadas a fortes em alguns períodos, na fronteira oeste a previsão é de garoa.

Já na faixa central do estado deve haver apenas um aumento de nuvens, enquanto entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, o sol predomina ao longo do dia. O amanhecer pode ter nevoeiro no leste paranaense e em Curitiba.

Entre Santa Catarina e o Paraná as temperaturas devem subir e a umidade do ar pode cair no período da tarde desde o oeste catarinense até o estado paranaense, chegando a valores abaixo dos 30%.

Região Centro-Oeste

O tempo deve se manter seco e sem chuvas sobre todos os estados da Região Centro-Oeste, nesta quinta-feira (29).

A previsão é que as temperaturas durante a tarde fiquem elevadas e passem facilmente dos 35°C principalmente entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com isso a umidade relativa do ar que pode chegar a valores abaixo dos 20% e aumentar o risco de queimadas.

Além disso, ventos moderados podem ocorrer a qualquer momento sobre os três estados, o que pode ajudar a espalhar algum foco de incêndio.

Região Nordeste

A previsão para a faixa leste da Região Nordeste é de pancadas de chuva a partir de uma infiltração marítima que avança sobre a região. A cidade de Salvador deve ter chuva de moderada a forte intensidade em alguns períodos do dia.

Já no interior da região, a previsão é de predomínio de sol e tempo seco.

Região Norte

A Região Norte deve ter pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria ao norte, com destaque para o norte do Amazonas, sul de Roraima e entre o Pará e o Amapá, onde em alguns períodos a chuva vem com mais intensidade.

As precipitações são associadas ao calor e a elevada umidade característico da Região. Já nas áreas mais a sul, tempo deve ser firme e sem chuva, com baixa umidade relativa do ar.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ar-muito-seco-ganha-intensidade-no-interior-do-brasil-nesta-quinta-feira-29/