20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A startup de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, está sendo acusada de usar turbinas de combustão movidas a gás natural sem autorização em seu novo data center em Memphis, no Tennessee. De acordo com grupo de defesa do meio ambiente, isso está aumentando a poluição na região.

Instalação irregular de turbinas

  • A xAI iniciou as operações do data center em junho deste ano.
  • No mês seguinte, Elon Musk escreveu no X (antigo Twitter) que a empresa havia começado a treinar seus modelos de IA na instalação usando 100 mil processadores.
  • Esta operação requer uma grande quantidade de energia.
  • Nos últimos dias, a Southern Environmental Law Center (Centro de Direito Ambiental do Sul) enviou uma carta ao Departamento de Saúde do Condado de Shelby, onde Memphis está localizada, e a um escritório regional da Agência de Proteção Ambiental em nome de vários grupos locais.
  • O documento pede que seja aberta uma investigação contra a empresa de Musk por suposto uso ilegal de 18 turbinas e pela consequente poluição gerada.
  • As informações são da CNBC.

Leia mais

  • xAI e Oracle: negociações de US$ 10 bilhões chegam ao fim
  • xAI: Elon Musk planeja supercomputador de IA
  • Elon Musk tem preocupado investidores de suas empresas; entenda

Emissões podem causar problemas para a saúde dos habitantes

De acordo com a carta enviada aos órgãos reguladores, as turbinas usadas pela xAI emitem poluentes atmosféricos chamados óxidos de nitrogênio (NOx). Os equipamentos estariam piorando uma qualidade do ar já considerada ruim por diversos estudos.

Mesmo baixos níveis de óxidos de nitrogênio no ar podem irritar os olhos, nariz, garganta e pulmões de uma pessoa, trazendo consequências como tosse, falta de ar, cansaço e náusea. Respirar altos níveis destas substâncias ainda pode causar queimação rápida, espasmos e inchaço dos tecidos na garganta e no trato respiratório superior, além de outros problemas graves de saúde.

xAI é acusada de desrespeitar normas ambientais (Imagem: sdx15/Shutterstock)

O documento afirma que as turbinas xAI já instaladas têm capacidade para emitir cerca de 130 toneladas de óxidos de nitrogênio anualmente, o que faria da instalação a nona maior fonte de poluentes da região.

A Southern Environmental Law Center ainda lembra que as empresas do Tennessee precisam obter licenças para operar esse tipo de turbinas. E que a empresa de Elon Musk não teria passado por esse controle. A xAI não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento.

O post Empresa de Elon Musk é acusada de poluição do ar nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/30/pro/empresa-de-elon-musk-e-acusada-de-poluicao-do-ar-nos-eua/