Uma pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Caxias, encomendada pelo Partido Progressista (PP), sigla à qual o candidato Gentil Neto é filiado, foi cancelada antes mesmo de sua divulgação.
O levantamento, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de agosto, tinha seus resultados previstos para publicação na última quinta-feira (29), mas foi removido do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após um pedido de cancelamento.
O pedido de cancelamento foi feito, possivelmente, pelo próprio partido contratante. A pesquisa ouviu 400 eleitores e já enfrentava um pedido de impugnação com base em várias alegações: favorecimento de candidatos, erros no plano amostral relacionados a critérios como sexo, idade, grau de instrução, renda, além de falhas no intervalo de confiança e margem de erro.
Também foram apontadas desigualdades na representatividade de áreas com diferentes tamanhos de eleitorado, o que poderia indicar um possível direcionamento nos resultados.
Apesar dessas questões, o juiz eleitoral não concedeu a liminar para impugnar a pesquisa antes do pedido de cancelamento.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/08/pesquisa-eleitoral-para-prefeito-de-caxias-e-cancelada-antes-de-ser-divulgada/