21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O empresário Elon Musk, proprietário do X, fez uma ameaça pública ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (2), insinuando que poderia agir para que aviões do governo brasileiro fossem apreendidos. A declaração foi feita em resposta ao bloqueio da rede social X pelo Supremo Tribunal Federal (STF), informa Guilherme Amado, no Metrópoles.

Em um tuíte divulgado nas redes sociais, Musk afirmou: “A menos que o governo brasileiro devolva propriedades ilegais apreendidas do X e da SpaceX, vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais.” A ameaça foi feita em resposta a uma postagem sobre a apreensão do avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

A mensagem de Musk foi interpretada como uma possível intenção de alegar, em algum tribunal norte-americano, que seus ativos foram confiscados pelo STF, buscando assim uma medida equivalente contra o governo brasileiro.

O print do tuíte de Musk foi rapidamente compartilhado com autoridades brasileiras, chegando ao Palácio do Planalto, ao Itamaraty e a ministros do STF.

A reação geral entre essas autoridades foi de que a ameaça de Musk não passa de uma tentativa de criar uma polêmica, já que a decisão do bloqueio do X foi uma medida judicial da Suprema Corte brasileira, não tendo relação direta com o governo federal.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/musk-agora-ameaca-lula-com-pedido-de-apreensao-de-ativos-do-governo-brasileiro/