2 de maio de 2025
Compartilhe:
Foto: Aarquivo pessoal –

A imigração fortalece economias e sociedades, desmistificando a ideia de que os imigrantes roubam empregos, promovendo inclusão e diversidade

No Dia do Trabalhador é pertinente refletir sobre a importância da colaboração coletiva para a criação de uma sociedade responsável e funcional. Para tanto, é preciso romper com ideias que pensam o outro como um aproveitador, ladrão, pior por ser diferente. Desmistificar a ideia de que os imigrantes “roubam” os empregos dos nativos é um caminho, portanto, para um Dia do Trabalhador mais solidário.
“Dados e análises recentes atestam que a imigração não apenas enriquece a diversidade cultural, mas também impulsiona o crescimento econômico e sustenta mercados de trabalho em diversos setores”, afirma a advogada especializada em direito migratório na Vicenza Cidadania, Isabella Siqueira. Os imigrantes na Itália, por exemplo, são essenciais em cargos que frequentemente enfrentam escassez de mão de obra, como restauração e agricultura, contribuindo significativamente para a economia italiana. De acordo com dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de 2023, cerca de 3,82 milhões de estrangeiros trabalham regularmente na Itália, representando 87,2% dos cidadãos estrangeiros registrados no país.
Além da Itália, nos Estados Unidos os estrangeiros constituem aproximadamente 4,8% da força de trabalho. Sua contribuição não apenas contribui para o preenchimento de vagas, mas também para o pagamento de impostos e o fortalecimento do Produto Interno Bruto (PIB).
“Nossa empresa é especializada em vistos americanos. Valoriza o reencontro com as origens pessoais e acredita que a dupla cidadania é uma ponte para novas oportunidades. Ao facilitar esse processo, promovemos não apenas a reconexão com raízes culturais, mas também a possibilidade de contribuir para sociedades diversas e economicamente vibrantes”, relata Isabella. Assim, neste Dia do Trabalhador, é necessário pensar para além do ambiente corporativo: olhar para questões como inclusão e diversidade no mercado de trabalho, devem ser prioridade.

Serviço: Vicenza
Isabella Siqueira
Especialista em Cidadania Italiana e Portuguesa
+55 41 99278-2090
@vicenzacidadania
[email protected]
https://vicenzacidadania.com.br/
Padre Anchieta, 2050 – Bigorrilho, Curitiba – PR.