
Foi aberta a minuta edital para ingresso no Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) no estado do Rio Grande do Sul. O concurso Brigada Militar RS oferece 120 vagas de caráter imediato para carreiras de Oficiais.
continua depois da publicidade
Dentro do total disponibilizado já estão reservadas as oportunidades para pessoas negras, pessoas trans e pessoas indígenas. Toda a organização do certame está sob a responsabilidade da banca IBADE.
Detalhes das vagas
As vagas são para inclusão no Quadro de Oficiais de Estado-Maior por meio do CPSM, que terá duração máxima de dois anos. Ao longo desse período, os candidatos aprovados serão Alunos-Oficiais e, após a graduação, assumirão o Primeiro Posto do Quadro, com remuneração de R$ 21.513,44 mensais.
Para concorrer às oportunidades do concurso Brigada Militar RS é preciso ter:
continua depois da publicidade
- Nacionalidade brasileira;
- Idade máxima de 29 anos;
- Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;
- Curso superior em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito);
- Saúde física e psíquica;
- Conduta ilibada;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B;
- entre outros requisitos.
Faça sua inscrição

Veja como participar do concurso Brigada Militar RS. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O período de inscrição foi aberto e seguirá disponível até as 17h do dia 05 de maio de 2025 pela Internet. A solicitação para ingressar no certame deverá ser realizada por meio do site do IBADE.
Nesse portal, onde também está o edital completo com todas as regras, deve ser preenchido o formulário eletrônico. Depois disso, é necessário emitir o boleto e pagar taxa para confirmar a candidatura.
continua depois da publicidade
O valor cobrado é de R$ 270,84 por pessoa. O edital não traz informações sobre isenção ou redução desse custo.
Prova objetiva
A primeira etapa do concurso Brigada Militar RS será uma prova objetiva, prevista para ser aplicada no município de Porto Alegre, no dia 29 de junho de 2025. De acordo com o edital, a avaliação terá duração máxima de cinco horas.
Os participantes deverão responder 80 questões de múltipla escolha acerca de: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos, Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Legislação Aplicada à Função.
Para ser considerado aprovados, os candidatos precisam obter nota igual ou superior a 60 pontos, atingindo o número mínimo de acertos necessários em cada disciplina.
continua depois da publicidade
Outras etapas
O exame de capacidade intelectual do concurso Brigada Militar RS, além da prova objetiva, também vai contar com outras três etapas. A prova discursiva será composta por 10 questões abertas sobre conteúdo específico, com prazo de quatro horas para resolução dos itens.
Já a prova oral será feita por meio de arguição acerca de tema sorteado, que pode tratar de uma destas áreas temáticas: Direito Administrativo, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.
A última etapa será uma prova de títulos, em que os participantes receberão nota por diplomas de pós-graduação em níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/rs/2025/04/01/concurso-brigada-militar-rs-abre-120-vagas-para-oficiais/