No estado de São Paulo, foi anunciado o edital nº 001/2025 do concurso DPE SP (Defensoria Pública de São Paulo), que vai preencher 400 vagas imediatas e formar cadastro reserva de profissionais com nível superior de escolaridade. A Fundação Carlos Chagas é responsável pelo certame.
continua depois da publicidade
Além das oportunidades de ampla concorrência, haverá reserva para pessoas com deficiência, candidatos negros e indígenas e pessoas trans. O certame terá vigência por dois anos, contado a partir da publicação oficial de seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período.
Conheça o cargo
As vagas do concurso DPE SP se destinado ao cargo de Analista de Defensoria Pública, que requer nível superior de escolaridade em Direito. Aquele que for contratado vai trabalhar em jornadas semanais de 40 horas, com direito ao vencimento inicial de R$ 9.123,70.
Dentre as atividades inerentes da profissão estão cumprir diligências necessárias à prestação de assistência jurídica integral e gratuita determinadas pelo membro da Defensoria Pública e auxiliar no atendimento ao público, prestando orientações relativas à coleta de documentos e ao andamento de processos administrativos e judiciais.
continua depois da publicidade
Inscrições via internet
Os interessados em participar do concurso DPE SP deverão se inscrever, exclusivamente via internet, a partir das 10h de 27 de janeiro até as 23h59 de 27 de fevereiro de 2025.
A solicitação deve ser realizada no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chaga, com o preenchimento de formulário com as informações detalhes. O valor cobrado como taxa de participação é de R$ 170,00.
Avaliação dos candidatos
Todos os candidatos serão avaliados inicialmente por meio de provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, previstas para serem aplicadas no dia 13 de abril de 2025.
Serão 88 questões objetivas, que estarão distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo e Direito Tributário;
- Direitos Humanos;
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Civil e Direito Empresarial;
- Direito Processual Civil;
- Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Em seguida, os candidatos aprovados na etapa anterior e convocados serão avaliados em prova discursiva, de natureza eliminatória e classificatória, prevista para o dia 29 de junho de 2025.
continua depois da publicidade
Por fim, haverá a fase de prova de títulos, de caráter classificatório.
Edital DPE SP
Leia atentamente o edital do concurso Defensoria Pública de São Paulo, que está disponível no site do Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 24 de janeiro de 2025. Em breve, o documento será divulgado também no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas.
Todos os questionamentos sobre o certame deverão ser encaminhados ao Serviço de Atendimento ao candidato – SAC da Fundação Carlos Chagas, por meio do telefone (11) 3723-4388.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/sp/2025/01/24/concurso-dpe-sp-edital-abre-400-vagas-ate-r-91-mil/