7 de janeiro de 2026
Concurso SEED AP 2026 para Educação Indígena será feito pelo
Compartilhe:

O governador do Amapá, Clécio Luís, despertou, no dia 5 de janeiro de 2026, o interesse de muitos profissionais do magistério por vagas efetivas no estado. O gestor anunciou um novo concurso público para a Educação Indígena, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (SEED), após duas décadas de espera.

continua depois da publicidade

A seleção já tem instituição organizadora contratada: será o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). Com a iniciativa, será recomposto o quadro de pessoal para as escolas indígenas estaduais, diante das defasagens no quadro de servidores, decorrentes de aposentadorias, da expansão da rede de ensino, do crescimento e surgimento de novas comunidades indígenas e da migração de profissionais para outras áreas de atuação.

Ao comemorar o lançamento do certame em plena primeira segunda-feira do ano, Clécio Luís adiantou que o contrato já foi assinado, com divulgação do extrato no DOE-AP em breve:

Primeira segunda-feira de 2026 já com notícia boa. Está assinada a contratação da banca para o concurso público para a Educação Indígena, completo e realizado depois de 20 anos. Esse concurso será feito nos 4 territórios indígenas do Amapá e Norte do Pará, conforme eu me comprometi durante a campanha e nossas reuniões. Esse é um grande avanço para a Educação Indígena.

Cargos

concursos Amapá

Concurso SEED AP abrirá vagas para profissionais da Educação Indígena. Foto: Montagem / Concursos no Brasil

O concurso público da SEED AP contemplará vagas para os cargos de Professor Indígena (Classe A e C), Pedagogo Indígena, Especialista em Educação Indígena e Auxiliar Educacional Indígena.

continua depois da publicidade

Os Pedagogos e Especialistas em Educação atualmente trabalhando no estado do Amapá foram captados por meio de recrutamentos para contratos temporários.

Em relação ao cargo de Auxiliar Educacional, será a primeira vez que o governo contratará via concurso, pois não há tais servidores públicos nas escolas indígenas da Rede Estadual.

Atualmente, a rede pública de ensino é composta por 201 professores indígenas que dão aulas em 54 escolas localizadas nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e no Parque do Tumucumaque. Em 2024, eram 4.742 alunos matriculados nas escolas indígenas estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino.

Provas

De acordo com a Agência de Notícias do Amapá, o concurso vem com uma novidade, que é a realização das provas objetivas nos territórios indígenas, algo que foi um compromisso feito por Clécio Luís durante sua campanha eleitoral, com os povos indígenas e profissionais da educação indígena.

continua depois da publicidade

A primeira fase do processo seletivo público para efetivos será de provas objetivas e está prevista para acontecer no mês de abril de 2025.

Último concurso SEED AP

O último edital para a Educação Indígena foi realizado em 2006, selecionando 176 aprovados para o cargo de Professor de turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para os cargos anunciados agora (Professor Indígena, Pedagogo Indígena, Especialista em Educação Indígena e Auxiliar Educacional Indígena), a contratação de efetivos é algo inédito e demorou 20 anos para acontecer.

Edição com informações da Agência de Notícias do Governo do Amapá

Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/ap/2026/01/06/concurso-seed-ap-2026-para-educacao-indigena-sera-feito-pelo-idcap/