O concurso Sefaz BA (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia) está previsto para ter edital publicado até janeiro de 2026, com abertura de 200 vagas imediatas. As oportunidades serão destinadas a profissionais com grau de escolaridade superior.
continua depois da publicidade
Essas vagas fazem parte de autorizações do governo do estado da Bahia, que visa, ao todo, o provimento de 890 vagas em concursos públicos para diferentes órgãos do estado da Bahia. A previsão é que os primeiros contratados sejam chamados para assumir os cargos em janeiro de 2027.
Vagas autorizadas no concurso Sefaz BA
Os cargos ofertados são destinados a profissionais de nível superior. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
Durante as comemorações do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro deste ano, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a lista de concursos previstos para os próximos anos de órgãos estaduais.
Dentre eles está o concurso Sefaz BA, que irá preencher 200 vagas imediatas nas carreiras de Auditor Fiscal e Agente de Tributos, que exigem formação de nível superior completo.
continua depois da publicidade
Conforme o último edital para o cargo de Auditor Fiscal, as oportunidades são para profissionais com curso de nível superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados.
Já a carreira de Agente de Tributos era destinada a profissionais com curso superior em qualquer graduação, também conforme o último certame.
Situação atual
O concurso Sefaz BA está autorizado e deve ter o edital publicado no primeiro semestre de 2026. As nomeações oficiais devem ocorrer em janeiro de 2027, devido ao período eleitoral.
Os próximos passos para a realização do certame incluem a nomeação da comissão que será responsável pelo concurso, contratação de banca organizadora e divulgação do edital de abertura.
continua depois da publicidade
Últimos concursos
O último certame para a carreira de Auditor Fiscal foi realizado sob responsabilidade da banca Fundação Carlos Chagas, com abertura de 60 vagas para as áreas de Administração, Finanças e Controle Interno, Tecnologia da Informação e Administração Tributária. A remuneração total é de até R$ 15.819,35 para atuação em jornadas de 40 horas por semana.
Já a seleção para o cargo de Agente de Tributos Estaduais foi organizada pela banca Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de Administração e Finanças, Tecnologia da Informação e Administração Tributária. A remuneração total é de até R$ 13.111,66.
Além das vagas destinadas à ampla concorrência, houve reserva para pessoas com deficiência e candidatos negros.
Atribuições dos cargos
Dentre as atividades inerentes à carreira de Auditor Fiscal, estão as de planejar, coordenar e executar atividades de fiscalização de receitas estaduais em estabelecimentos e no trânsito de mercadorias, formular estudos econômicos e políticas de administração tributária, financeira, contábil e previdenciária em âmbito estadual e participar da elaboração das propostas do plano plurianual, das diretrizes orçamentárias e dos orçamentos anuais.
continua depois da publicidade
Já o cargo de Agente de Tributos Estaduais é responsável por, dentre outras atividades, efetuar a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Estado, subsidiar a elaboração da programação financeira do Estado e executar atividades que auxiliem o Auditor Fiscal no exercício de suas atribuições.
Etapas avaliativas
Os últimos concursos públicos da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia avaliaram os inscritos por meio de provas objetivas e discursivas.
Além disso, os candidatos às vagas de Auditor Fiscal também passaram pela etapa de prova de títulos.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/ba/2025/10/29/concurso-sefaz-ba-tera-novo-edital-com-abertura-de-200-vagas/
