Saiu o LI concurso TJ RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), que visa à formação de cadastro reserva de profissionais para ingresso na Magistratura. As oportunidades destinam-se a profissionais com nível superior de escolaridade.
continua depois da publicidade
A seleção está sob responsabilidade da organização e execução da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP, doravante denominada VUNESP.
Sobre a oportunidade
A ocupação ofertada é para profissionais de nível superior. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
O concurso público formará cadastro reserva para a Magistratura de Carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no cargo de Juiz(a) Substituto(a).
Para disputar a ocupação, será preciso atender a uma série de requisitos, dentre os quais estão:
continua depois da publicidade
- Ser bacharel(a) em Direito há três anos, no mínimo, por instituição de ensino superior oficial ou reconhecida, com diploma registrado pelo Ministério da Educação;
- Ter três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da obtenção do grau de bacharel em Direito;
- Idade de até 65 anos até a data da inscrição definitiva.
Aqueles que forem contratados receberão o subsídio mensal no valor de R$ 35.877,28.
Inscrições
Caso preencha os requisitos para disputar o cargo, os interessados deverão se inscrever a partir das 10h de 26 de novembro até as 23h59 de 29 de dezembro de 2025.
O pedido de participação deve ser feito no site da banca organizadora Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP, com o preenchimento de formulário eletrônico com os dados solicitados.
continua depois da publicidade
A inscrição preliminar dependerá da apresentação do comprovante de aprovação no Exame Nacional da Magistratura (ENAM). O valor cobrado como taxa de participação é de R$ 358,77.
Seleção dos inscritos
Todos os candidatos com inscrição realizada serão avaliados por meio de provas objetivas, de natureza eliminatória e classificatória, previstas para serem aplicadas no dia 15 de março de 2026.
As provas serão compostas por 80 questões, distribuídas entre os blocos de:
- Direito Civil, Direito Processual Civil e Organização Judiciária, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente.
- Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.
- Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística e Direitos Humanos.
A segunda etapa do concurso será composta de provas escritas, que serão realizadas preferencialmente em final de semana, com possibilidade de consulta à legislação, desacompanhada de anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientações jurisprudenciais.
continua depois da publicidade
Depois, haverá avaliação por meio de inscrição definitiva, avaliação física dos(as) candidatos(as) com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social.
A quarta etapa consiste em uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, e a quinta fase é de avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.
Saiba mais
Outras informações sobre o concurso público podem ser consultadas no edital normativo publicado no site do Diário Oficial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, edição de 19 de novembro de 2025, Caderno I – Administrativo, a partir da página 16.
Em breve, o documento será divulgado na página da banca organizadora Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP. Dúvidas poderão ser sanadas entrando em contato pelo telefone (11) 3874-6300.
continua depois da publicidade
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/rj/2025/11/21/concurso-tj-rj-oferta-salarios-de-r-358-mil-para-magistratura/
