
Está aberto o concurso Tribunal Marítimo, do Comando da Marinha, para realizar contratação efetiva. O edital nº 1/2025 oferece uma vaga em caráter imediato para o cargo de Juiz do Tribunal Marítimo.
continua depois da publicidade
Para concorrer, é preciso ter nível superior em qualquer área de atuação, cinco anos de exercício em cargo de direção / gerência em empresa de navegação marítima e qualificação profissional de especialista em Armação de Navios e Navegação Comercial.
Também é necessário ter experiência mínima de cinco anos na área específica dentro de empresas brasileiras ou estrangeiras de navegação. O contratado irá receber vencimento básico de R$ 18.484,54 por mês.
Inscrição
O concurso Tribunal Marítimo terá prazo de inscrições aberto ao longo de um mês. As solicitações poderão ser enviadas a partir das 8h do dia 14 de abril por meio do site da Marinha.
continua depois da publicidade
As candidaturas serão recebidas pelo Comando até as 23h59 do dia 13 de maio de 2025, conforme horário oficial de Brasília. Para confirmar a participação, os inscritos precisam pagar taxa de R$ 300,00.
Será concedida isenção desse custo para doador de sangue ou membro de família registrada no CadÚnico com renda familiar mensal de até meio salário mínimo.
Provas

Veja o que será cobrado no concurso Tribunal Marítimo para Juiz. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O edital informa que serão aplicadas cinco etapas de classificação e todas elas deverão acontecer na cidade do Rio de Janeiro. A primeira será uma prova objetiva composta por 50 questões de múltipla escolha divididas entre três blocos:
Bloco I: Direito Marítimo e Direito do Mar.
Bloco II: Direito da Navegação e Direito Processual Civil.
Bloco III: Direito Portuário, Direito Administrativo e Direito Penal correlato.
continua depois da publicidade
A segunda fase do concurso Tribunal Marítimo consistirá numa prova discursiva também acerca dos mesmos temas. Ambas as avaliações escritas estão previstas para serem realizadas no dia 03 de agosto de 2025. As outras fases serão de:
- sindicância de vida pregressa, investigação social, avaliação de aptidão física e mental;
- prova oral – prestada em sessão pública tratando de conhecimento técnico;
- avaliação de títulos – pontuando certificados acadêmicos, de exercício de cargo e publicações.
A lotação dos aprovados não é informada.
Edital
O edital completo do concurso Tribunal Marítimo para Juiz está disponível no Diário Oficial da União, edição do dia 04/04, podendo ser acessado por meio deste link.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/br/2025/04/04/concurso-tribunal-maritimo-edital-preve-vencimento-de-r-18-mil/