A Polícia Civil do estado do Mato Grosso do Sul (PC MS) recebeu autorização do governador Eduardo Corrêa Riedel para abertura de novo edital. O anúncio do concurso PC MS 2025 foi feito nesta quarta-feira (22/01) por meio de decreto publicado no Diário Oficial do estado.
continua depois da publicidade
De acordo com o documento, a oferta será de 400 vagas imediatas para contratação de novos servidores efetivos no cargo de Agente de Polícia Judiciária após cerca de oito anos da última seleção para esse setor. O decreto de nº 16.550/2025 informa ainda que a categoria em questão será dividida entre duas funções, visando compor o quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).
Situação atual
A autorização do concurso PC MS 2025 acontece cerca de cinco meses após a última classificação do edital anterior. O certame aberto em ofereceu 520 vagas para os cargos de Soldado e Oficial. Os resultados foram homologados em outubro de 2023 e teve nova classificação de candidatos remanescentes em agosto de 2024.
Mesmo com essa seleção vigente, uma nova pode acontecer, visto que a oferta de cargos é diferente.
continua depois da publicidade
O novo edital da Polícia Civil MS será organizado pela SEJUSP em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD). As pastas deverão estabelecer as normas e procedimentos para recrutar candidatos e selecionar aqueles que estiverem aptos para exercer as atividades de Agente de Polícia Judiciária.
Para isso, as Secretarias preciso formar Comissão Organizadora, que ficará responsável por definir “as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para a investidura no cargo e o prazo de validade”.
Esses detalhes serão disponibilizados em edital de abertura de inscrições. O documento poderá ser publicado pelas Secretarias, pela própria Polícia Civil ou por meio de banca organizadora. A contratação de uma empresa para aplicar as etapas ficará a cargo da Comissão, caso esse grupo de trabalho entenda como necessário terceirizar o serviço.
continua depois da publicidade
Quais serão as vagas do concurso PC MS 2025?
O decreto que autoriza a abertura do edital da Polícia Civil MS informa que serão 400 vagas para Agente da Polícia Judiciária, cargo esse dividido entre as seguintes funções: 300 vagas para Investigador da Polícia Judiciária e 100 vagas para Escrivão da Polícia Judiciária.
As oportunidades são para profissionais de nível superior completo, também aceitando curso tecnólogo conforme Projeto de Lei Complementar 09/2024 aprovado em novembro de 2024. A faixa salarial inicial esperada para essas funções é de R$ 6,2 mil de acordo com quadro remuneratório atual. O valor mensal e os requisitos serão confirmados assim que o edital for publicado.
Atribuições de Escrivão
- autuar, movimentar e participar na formação de inquéritos policiais, ocorrências, autos de prisão e outros;
- manter de forma atualizada e correta o registro e escrituração de livros oficiais obrigatórios e outros criados pela autoridade policial;
- responder pela guarda dos procedimentos policiais, de bens, valores, instrumentos de crime entregues a sua custódia;
- coordenar, supervisionar, orientar, controlar e dirigir os trabalhos do cartório;
- prestar assistência às autoridades superiores em assuntos técnicos especializados relacionados ao cumprimento das formalidades legais;
- executar trabalhos de escrituração manual, em equipamento mecânico, elétrico ou eletrônico em auxílio aos procedimentos administrativos e de polícia judiciária;
- participar do levantamento de local de crime e orientar a execução de trabalhos relacionados a coleta de provas
e produção de fotografias; - proceder ao inventário dos bens patrimoniais da unidade policial, efetivando o controle do uso e movimentação e cadastramento dos bens móveis;
- executar as tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária, em conformidade com outras atribuições definidas em lei ou ato normativo.
Atribuições de Investigador
- proceder a registro de boletim de ocorrências e às diligências e investigações policiais com o fim de coletar provas para a elucidação de infrações penais e respectivas autorias;
- efetuar prisão em flagrante ou cumprir mandados expedidos pela autoridade policial ou judiciária competente;
- dirigir veículos policiais, providenciar a conservação, limpeza e manutenção das viaturas policiais, responsabilizando-se pela guarda do veículo, seus acessórios e equipamentos;
- orientar, supervisionar, coordenar e dirigir trabalho de subordinados em investigações e diligências, quando na condição de investigador-chefe ou por designação da autoridade policial;
- executar atividades envolvendo operação de aparelhos de comunicação, telecomunicações, computação, integrantes do sistema de informações da segurança pública, zelando por sua manutenção e conservação;
- participar de levantamento em local de crime e interagir na execução de trabalhos relacionados à coleta de provas e produção de fotografias, bem como concorrer na preservação do local;
- realizar o recolhimento, a movimentação, e a escolta de preso, bem como a guarda de valores e seus
pertences, procedendo à escrituração no livro de registro, enquanto perdurar a custódia legal do preso; - executar outras determinações legais emanadas da autoridade policial, considerando as atribuições que forem definidas por lei ou ato normativo, relativo às atividades de Polícia Judiciária.
O que esperar das etapas?
O edital do concurso PC MS 2025 pode contar com diferentes fases de classificação. Segundo o decreto do governador, o certame deverá ser aplicado em formato de “provas e títulos”. Ou seja, os candidatos podem esperar por pelo menos dois tipos de avaliação: prova objetiva e prova de títulos.
continua depois da publicidade
A primeira deve ser composta por questões de múltipla escolha acerca de conhecimentos específicos da função escolhida, bem como conhecimentos gerais. Dessa maneira, é possível que sejam incluídos conteúdos de Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito, Raciocínio Lógico e Legislação.
Já a segunda deve considerar certificados de formação acadêmica, cursos de aperfeiçoamento e/ou tempo de experiência profissional.
Outras etapas como avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física e avaliação psicológica também podem ser aplicadas, caso o novo certame siga o modelo do anterior.
Último concurso PC MS para Agente
Em nossa matéria, você já leu que o certame mais recente da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi realizado entre 2022 e 2023 para Soldados e Oficiais. No entanto, o último edital PC MS para Agente da Polícia Judiciária aconteceu em 2017, com 100 vagas para as funções de Escrivão e 80 para Investigador.
continua depois da publicidade
Na época, a remuneração inicial ficava em torno de R$ 3,8 mil mensais, exigindo nível superior em qualquer área de formação. A seleção recebeu 38.262 inscrições, atingindo uma concorrência média de 212 pessoas por vaga.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/ms/2025/01/23/previsto-concurso-pc-ms/