A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) deu um passo muito importante para o lançamento de seu novo edital. O órgão federal sediado no Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira (12/12), a banca organizadora do concurso SUSEP 2025 no Diário Oficial da União (DOU).
continua depois da publicidade
De acordo com o extrato de contrato, a empresa escolhida para cuidar da seleção foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A novidade foi publicada cerca de quatro meses após a autorização de realização do certame, ratificando o quantitativo de vagas, que será de 75.
Veja em nossa matéria o que já se sabe sobre o edital que está por vir.
Situação atual
O concurso SUSEP está cada vez mais perto de ser lançado, com edital devendo ser publicado no início de 2025. Segundo a autorização divulgada no mês de agosto de 2024, há um prazo de seis meses para a liberação das regras da seleção. Esse período termina em fevereiro do próximo ano.
continua depois da publicidade
Com a recente contratação do Cebraspe como banca organizadora, é possível que o edital saia antes mesmo do previsto. O extrato de contrato da empresa confirma a oferta de 75 vagas para provimento de cargos efetivos na carreira de Analista Técnico da Superintendência. A expectativa é de que 15 mil pessoas façam suas inscrições no certame.
Vale ressaltar que o quantitativo autorizado para concurso SUSEP 2025 é consideravelmente menor do que o solicitado originalmente. O pedido feito no início de 2024 era para 302 vagas. Atualmente, a entidade possui 305 cargos vagos para Analista Técnico (nível superior), além de 191 para Agente Executivo (nível médio).
O objetivo da nova seleção é repor, pelo menos, parte dessas vacâncias, que podem aumentar com as aposentadorias previstas para os próximos anos. De acordo com a Superintendência, nos últimos 12 anos, 126 servidores se aposentaram, e outros 21 já podem solicitar o benefício a qualquer momento. Em nota técnica, foi informado que:
continua depois da publicidade
“Ao somarmos a projeção de aposentadorias para os próximos cinco anos, teremos cerca de 100 servidores com requisitos para se aposentar até 2027, o que representa uma perda de 30% da atual força de trabalho do órgão.”
Quais serão as vagas do concurso SUSEP 2025?
Todas as 75 vagas autorizadas pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) são para Analista Técnico, que requer nível superior de escolaridade. As especialidades a serem contempladas serão confirmadas assim que o novo edital estiver disponível.
No entanto, já se pode ter uma ideia da remuneração ofertada. Conforme a nota técnica da Superintendência, atualmente, esse cargo conta com pagamentos mensais em torno de R$ 20,9 mil.
Atribuições do cargo
- Desenvolver atividades ligadas a controle econômico, financeiro e contábil das entidades supervisionadas;
- Fiscalizar, controlar e orientar as entidades supervisionadas;
- Executar atividades relacionadas a regimes especiais;
- Estudos atuariais e de normas técnicas no âmbito das operações realizadas pelas entidades supervisionadas;
- Analisar a autorização de produtos;
- Implantar sistemas informatizados;
- Prestar suporte técnico e operacional aos usuários;
- Administrar e gerenciar o parque computacional e os diversos sistemas federais da área de administração;
- Executar outras atividades compatíveis com o nível de complexidade das atribuições do cargo.
O que esperar das etapas do novo concurso?
Apesar de ainda não estarem confirmadas, é possível ter uma ideia de quais serão as provas cobradas no concurso SUSEP 2025. Considerando o último edital do órgão, liberado em 2010, podemos esperar a aplicação de duas etapas escritas. Os candidatos devem ser submetidos a avaliações objetivas e discursivas, com conteúdos de:
continua depois da publicidade
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglês;
- Raciocínio Lógico-Matemático;
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Legislação Básica;
- Conhecimentos Específicos do cargo.
Atenção ao perfil da banca
Tendo em vista que a banca organizadora responsável pelo novo certame é o Cebraspe, a parte objetiva deve contar com questões de “certo ou errado”, uma vez que esse é o padrão da empresa. É muito importante que os interessados em concorrer às vagas tenham conhecimento do perfil da empresa responsável pela execução das etapas.
O Cebraspe costuma ter questões interdisciplinares e contextualizadas, com um padrão de dificuldade intermediário para alto. Os enunciados podem ser longos, compostos por textos que requerem interpretação e até mesmo pegadinhas. Além disso, essa empresa possui um sistema de pontuação diferente das outras.
Para cada questão marcada de forma errada, uma resposta correta é anulada. Ou seja, se você errar metade da prova, perderá os pontos da outra metade e sairá com zero. Por isso, a dica é: não chute. Responda apenas as questões que você tem certeza e, as que não souber, deixe em branco.
continua depois da publicidade
Como foi o último concurso SUSEP?
O edital anterior da Superintendência foi publicado em 2010, com 138 vagas imediatas para o cargo de Analista Técnico. Na época, a remuneração inicial era de R$ 12,4 mil mensais. As oportunidades contemplavam quem tinha nível superior nas áreas de:
- Controle e Fiscalização;
- Atuaria;
- Administração e Finanças;
- Tecnologia da Informação.
O concurso SUSEP 2010 recebeu mais de 15 mil candidaturas, perfazendo uma concorrência média de 108 inscritos por vaga. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas e discursivas.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/2024/12/12/previsto-concurso-susep/