
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado da Família e Juventude, publicou o edital nº 12/2025 do processo seletivo SEFJ DF para o Programa Jovem Candango, que oferece 1.800 vagas para jovens entre 14 e 22 anos.
continua depois da publicidade
O objetivo é promover a formação técnico-profissional e o ingresso no mercado de trabalho, com contrato de aprendizagem de até 24 meses.
Vagas do programa

Concursos Distrito Federal. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
O Governo do Distrito Federal selecionará estudantes para trabalhar em um órgão público (como secretarias e repartições do governo). Enquanto trabalha, o aprovado também participa de aulas teóricas que ensinam sobre a área escolhida.
As 1.800 oportunidades estão distribuídas em arcos ocupacionais voltados à formação teórica e prática:
continua depois da publicidade
- Serviços Administrativos, Gestão Pública e Terceiro Setor;
- Agronegócio;
- Desporto e Educação;
- Saúde;
- Tecnologia;
- Turismo e Hospitalidade.
O programa é voltado a jovens que tenham cursado ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio em escolas públicas do DF (ou particulares na condição de bolsistas) e que residam no Distrito Federal durante todo o contrato.
Os jovens serão alocados em órgãos públicos, que estarão divididos em duas áreas: a Ala Norte e a Ala Sul. O local exato de trabalho será definido conforme a necessidade da secretaria.
Há cotas reservadas para pessoas com deficiência, egressos do sistema socioeducativo, jovens acolhidos e participantes de programas sociais.
Os contratos têm duração de até 24 meses, com jornada de 20 horas semanais, e incluem salário mínimo-hora, de 4 horas diárias, no valor de R$ 641,48, o vale-transporte (tarifa única DF), o vale-alimentação de R$ 220,00, férias, 13º salário e seguro de vida.
continua depois da publicidade
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 15 de outubro a 19 de novembro de 2025, exclusivamente pelo portal da SEFJ DF.
Durante esse período, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, o perfil e o questionário socioeconômico.
Os documentos obrigatórios incluem, entre outros, o documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência atualizado, declaração escolar ou comprovante de matrícula, comprovante de renda familiar e documentos específicos conforme a categoria social declarada (ex: CadÚnico, programas sociais, PcD).
Classificação
A classificação será feita com base em critérios como idade/série, renda familiar e condições sociais, com prioridade para jovens em situação de vulnerabilidade.
Outras informações e a lista completa de documentos estão disponíveis no edital, divulgado no site da SEFJ DF.
continua depois da publicidade
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/df/2025/10/10/sefj-df-abre-seletivo-com-1-800-vagas-para-o-programa-jovem-candango/