Uma análise detalhada das chances de aprovação dos estudantes da rede estadual de ensino feita pela ferramenta “Simulador Sisu”, disponível na plataforma Enem MG, mostrou que mais de 60% dos participantes têm pontuação suficiente para garantir uma vaga em universidades públicas do estado.
Segundo o governo de Minas, a ferramenta inovadora foi disponibilizada por meio da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Editora Estudo Play, e mostra que mais de 95 mil estudantes do ensino médio da rede pública, que fizeram o primeiro simulado de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pela rede estadual de Minas Gerais, podem ingressar no ensino superior.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destaca que a ferramenta atua como uma bússola, orientando-os sobre o progresso e as possibilidades de ingresso no ensino superior com base em suas avaliações.
“Essa inovação permite aos estudantes visualizar claramente suas oportunidades de entrar na universidade conforme seu desempenho. A cada nova avaliação, eles podem verificar sua pontuação e avaliar se estão no caminho certo para garantir uma vaga”, explica Kellen Senra.
O primeiro simulado, realizado em maio, envolveu mais de 155 mil estudantes do 3º ano do ensino médio, que vão receber um Certificado de Participação detalhado com informações sobre seu desempenho e possíveis cursos e universidades onde poderiam ser aprovados.
“Observar os resultados do simulador é muito estimulante. A emissão do certificado, que será disponibilizado em breve para todas as escolas, esperamos que sirva como mais um estímulo para que os estudantes acessem a plataforma e continuem se preparando. Afinal, já temos mais de 60% dos alunos com altas chances de ingressar em uma universidade pública, e nosso intuito é que esse número aumente”, destaca a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.
A estudante Iêsa Moreira Teixeira, de 17 anos, da Escola Estadual Doutor José Augusto, em Entre Folhas, no Vale do Rio Doce, tem o sonho de cursar medicina veterinária. Ela foi um dos destaques do primeiro simulado.
“Tem sido muito bom, porque nem todo mundo tem acesso a cursos preparatórios. Para quem está na reta final para fazer o Enem, é um incentivo para conseguirmos boas notas. Lá tem as trilhas personalizadas que mostram os conteúdos que precisamos estudar mais até o dia do exame”, afirma Iêsa.
Na terça-feira (13), o governo do estado realizou o primeiro Teste de Redação Enem, que contou com a participação de cerca de 185 mil estudantes do 3° ano do ensino médio e do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O tema da redação foi “Caminhos para uma educação voltada ao desenvolvimento sustentável no Brasil”. O teste foi realizado nos mesmos moldes do Enem, onde cada estudante recebe três folhas: uma para texto motivador e tema da redação, uma para rascunho e outra para resposta, com 50 minutos para concluí-lo.
A correção da redação será feita com auxílio de Inteligência Artificial, proporcionando agilidade nos resultados e feedbacks precisos. A partir de fotos, o sistema reconhece o texto manuscrito e avalia a estrutura da proposta para atribuir a nota, com base nas competências exigidas pelo Enem.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/60-dos-estudantes-da-rede-estadual-de-mg-tem-nota-para-garantir-vaga-em-universidades-publicas/