A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na última sexta-feira (24) uma operação contra um grupo formado por três adolescentes que é suspeito de criar campanhas virtuais falsas para vítimas das chuvas. Os jovens foram apreendidos em Balneário Camboriú (SC).
Segundo a polícia, os três menores foram localizados em uma cobertura de luxo e trabalhavam com arrecadação de dinheiro ilícito via internet. De acordo com as investigações, os jovens utilizavam pessoas jurídicas para distanciar os próprios nomes do dinheiro recolhido com o golpe.
Como era o esquema
Conforme a polícia, o primeiro passo do líder do grupo, que tem 16 anos e é emancipado, foi criar uma página falsa com um layout similar ao do site oficial do governo do Rio Grande do Sul.
O site continha um link que direcionava o leitor a uma vaquinha falsa, que gerava uma chave Pix para que os doadores fizessem as transferências.
O grupo, segundo as investigações, também era responsável por criar sites de compras falsos. Nessas páginas, faziam anúncios fraudulentos informando que o lucro das vendas seria destinado às vítimas das enchentes.
A Polícia Civil informa que operações desse tipo têm o objetivo não somente de coibir golpes, mas também de evitar a divulgação de notícias falsas sobre a tragédia ambiental.
Até o momento, foram instaurados 29 inquéritos policiais referentes a golpes virtuais. Mais de 30 perfis e sites já foram tirados do ar e mais de 20 ordens de bloqueio de perfis e contas já foram expedidas.
*Sob supervisão
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/adolescentes-sao-suspeitos-de-fazer-campanhas-falsas-para-vitimas-de-chuvas-no-rs/