Após um ciclista ser agredido por seis guardas-civis municipais de Osasco, na Grande São Paulo, a prefeitura do município proibiu que os agentes da corporação apliquem o mata-leão ou outras técnicas de estrangulamento. A decisão foi tomada na última quinta-feira (4).
A prefeitura afirma que, após tomar conhecimento das agressões, ocorridas contra um ciclista na terça-feira (2), a Corregedoria da GCM foi notificada para apurar o caso. Os seis agentes envolvidos foram afastados de suas funções nas ruas e exercerão os cargos na área administrativa até a conclusão das apurações.
Agressão
Testemunhas chegam a afirmar que, no momento da abordagem, os guardas jogaram spray no rosto do ciclista enquanto ele esfregava o olho.
Imagens da situação mostram uma discussão entre o ciclista e os guardas, até que outro GCM se aproxima com uma arma de grande porte. Em seguida, os agentes imobilizam o homem e com ele já no chão começam a agredi-lo.
Com isso, uma mesa e caixas de calçado caem no chão. Um dos policiais aplica um mata-leão. Testemunhas começam a gritar “vai matar o cara” e “o cara só passou com a bicicleta”. Um dos policiais recolhe a bicicleta e outros dois levam a vítima imobilizada.
*Sob supervisão
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apos-agressao-gcm-de-osasco-proibe-uso-de-mata-leao/