A cidade de Belo Horizonte pode registrar, após 152 dias de estiagem, uma chuva isolada e rápida na tarde desta quarta-feira (18). Segundo a Defesa Civil da capital mineira, o dia será de céu parcialmente nublado, com temperatura máxima em torno dos 30°C e umidade relativa do ar em 35%.
Belo Horizonte atravessa uma das piores secas já registradas na cidade. Desde o dia 18 de abril deste ano, não há registros de precipitações. O maior período de seca na cidade foi em 1961, quando a capital ficou 198 dias sem chuva.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte está no topo do ranking das capitais que estão há mais tempo sem registrar nenhuma chuva. Outras cidades, como Brasília, Goiânia e Cuiabá, também aparecem no ranking.
O Brasil enfrenta um dos períodos mais severos de seca, com grande parte do país registrando números recordes de queimadas.
A baixa umidade, agravada pela ausência de chuvas nos últimos meses, pode causar um aumento nos casos de doenças respiratórias na capital mineira.
Em todo o estado de Minas Gerais, já são 134 municípios que decretaram emergência em função da baixa umidade do ar.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apos-cinco-meses-chuva-pode-chegar-a-belo-horizonte/