24 de novembro de 2024
Especialista: Muitas variáveis serão investigadas para determinar causas da queda
Compartilhe:

Os agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), acompanhados de agências da França e do Canadá, finalizaram o trabalho de perícia no interior de um condomínio residencial em Vinhedo, no interior paulista, onde um avião da Voepass caiu na última sexta-feira (9), matando todos os 62 ocupantes.

Nesta segunda-feira (12), representantes da companhia aérea e da seguradora por ela contratada passam a atuar no local do acidente. Eles irão recolher todos os objetos pessoais que eram carregados na cabine para catalogação e devolução aos familiares.

As informações foram dadas pelo diretor da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Barone. “Entregar memória, dignidade e respeito às famílias”, descreveu ele.

Ainda segundo Barone, caso materiais genéticos sejam localizados nesta etapa de coleta de objetos, os trabalhos devem parar para nova verificação dos peritos.

Após essa etapa de recolhimento de itens pessoais, a Voepass deve retirar do local a fuselagem do avião.

A expectativa é que toda a retirada seja concluída até a próxima quinta-feira (15), caso não haja grandes atrasos no cronograma.

Os trabalhos no local da queda da aeronave estão sendo realizados apenas durante o dia, atendendo a um pedido dos moradores do condomínio onde o avião caiu. Eles chegaram a ceder casas para as autoridades se abrigarem e montarem bases.

Ainda de acordo com a defesa civil municipal, duas casas foram afetadas e uma foi parcialmente destruída no acidente. Os imóveis afetados tiveram danos em cercas, muro e alguns trincos em consequência do impacto. A Secretaria de Obras do município irá atuar nestes casos após a retirada completa das partes restantes da aeronave.

Acidente em Vinhedo (SP) é o 5º pior da história envolvendo ATR 72

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apos-conclusao-de-pericia-do-cenipa-voepass-recolhe-pertences-das-vitimas-em-vinhedo/