O ar seco deve ganhar intensidade sobre o interior do Brasil, nesta quinta-feira (29), com uma queda mais expressiva da umidade relativa do ar entre o Sudeste e o Centro-Oeste.
Os níveis da umidade relativa do ar podem ficar abaixo dos 12% entre o interior de SP e o Triângulo mineiro, entrando em estágio de emergência. Com isso, o risco de incêndio volta a aumentar pelo interior da região.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, 48 cidades do estado seguem em alerta máximo por conta dos focos de incêndio que atingiram regiões no último fim de semana.
Segundo o Climatempo, nesta terça-feira (27), 13 estados brasileiros registraram níveis de umidade no ar iguais ou abaixo de 20%. Já no Sul, uma nova frente fria deve se aproximar do Rio Grande Sul provocando chuva moderada.
Há risco para temporal na região de Salvador, devido a intensificação dos ventos que sopram do oceano contra a costa. Rajadas de vento moderadas devem ser registradas nas áreas centrais do país.
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira (29) – pela Climatempo
Região Sudeste
A Região Sudeste deve ter tempo firme e não deve registrar chuva, nesta quinta-feira (29). Apenas no extremo nordeste de Minas Gerais pode garoar, enquanto no norte do Espírito Santo o sol aparece entre nuvens.
Nas demais áreas, deve predominar sol com temperaturas em elevação favorecendo para a queda da umidade relativa do ar que pode ficar abaixo dos 12% entre o interior de SP e o Triângulo mineiro, entrando em estágio de emergência.
Mapa de alertas para queimadas em São Paulo
Região Sul
Uma nova frente fria deve se aproximar da região Sul deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora também na campanha gaúcha, nesta quinta-feira (29). As precipitações podem ser de moderadas a fortes em alguns períodos, na fronteira oeste a previsão é de garoa.
Já na faixa central do estado deve haver apenas um aumento de nuvens, enquanto entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, o sol predomina ao longo do dia. O amanhecer pode ter nevoeiro no leste paranaense e em Curitiba.
Entre Santa Catarina e o Paraná as temperaturas devem subir e a umidade do ar pode cair no período da tarde desde o oeste catarinense até o estado paranaense, chegando a valores abaixo dos 30%.
Região Centro-Oeste
O tempo deve se manter seco e sem chuvas sobre todos os estados da Região Centro-Oeste, nesta quinta-feira (29).
A previsão é que as temperaturas durante a tarde fiquem elevadas e passem facilmente dos 35°C principalmente entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com isso a umidade relativa do ar que pode chegar a valores abaixo dos 20% e aumentar o risco de queimadas.
Além disso, ventos moderados podem ocorrer a qualquer momento sobre os três estados, o que pode ajudar a espalhar algum foco de incêndio.
Região Nordeste
A previsão para a faixa leste da Região Nordeste é de pancadas de chuva a partir de uma infiltração marítima que avança sobre a região. A cidade de Salvador deve ter chuva de moderada a forte intensidade em alguns períodos do dia.
Já no interior da região, a previsão é de predomínio de sol e tempo seco.
Região Norte
A Região Norte deve ter pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria ao norte, com destaque para o norte do Amazonas, sul de Roraima e entre o Pará e o Amapá, onde em alguns períodos a chuva vem com mais intensidade.
As precipitações são associadas ao calor e a elevada umidade característico da Região. Já nas áreas mais a sul, tempo deve ser firme e sem chuva, com baixa umidade relativa do ar.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ar-muito-seco-ganha-intensidade-no-interior-do-brasil-nesta-quinta-feira-29/