22 de setembro de 2024
Compartilhe:

Um bloqueio atmosférico ainda continua impedindo o deslocamento de frentes frias para o interior do Brasil, neste fim de semana. Com isso, a previsão é que o tempo siga firme e seco desde o Paraná até a faixa sul da Região Norte, segundo o Climatempo.

Contudo, a semana termina com chuva mais concentrada nos extremos do país. A atuação da zona de convergência intertropical estimula muitas nuvens de chuva sobre o AM, RR, e AP e uma infiltração marítima traz bastante umidade ainda para o litoral do Nordeste.

Esta sexta-feira (21) será marcada por tempo instável e temporais com muitas nuvens de chuva sobre o leste, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, devido à atuação de uma baixa pressão no Paraguai, combinada com a circulação dos ventos nos níveis médios e baixos da atmosfera.

Veja a previsão do tempo para esta sexta-feira (21)

Região Sul

Esta sexta-feira deverá ser de sol, com pouca nebulosidade e tempo firme no Paraná. As instabilidades ainda continuam entre SC e o RS. O oeste catarinense deve ter sol com muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Em Florianópolis, as pancadas são mais rápidas e irregulares e o sol aparece um pouco mais.

Já no sul, leste, centro-norte e noroeste do RS, o tempo permanece fechado e chuvoso e a chuva pode acontecer em vários momentos acompanhada por raios e rajadas de vento. A capital, Porto Alegre, fica no risco de temporais.

Região Sudeste

A região Sudeste continua sob influência do ar seco. O dia deve ser de sol e tempo aberto no interior de SP e Triângulo de MG, com temperaturas altas. O primeiro dia oficial de inverno não tem previsão de chuva nas capitais.

Além disso, a previsão é que haja um pouco mais de nuvem à noite na cidade de SP e no litoral paulista. De acordo com o Climatempo, pode chover ainda rápido no norte do ES e no Vale do Jequitinhonha.

Região Centro-Oeste

A previsão desta sexta-feira para toda a região Centro-Oeste é que continue sob influência do ar seco. Contudo, a atuação de uma baixa pressão no Paraguai, deve impulsionar um pouco mais de vento para o oeste e sul de MS.

A semana deve terminar ensolarada com rajadas moderadas no Pantanal. Ainda há risco para focos de queimadas e para visibilidade prejudicada em decorrência das fumaças. A previsão é que não chova em nenhuma área e entre MT e GO e a umidade continua em alerta.

Região Nordeste

Para a região Nordeste, a chuva deve continuar mais concentrada na costa norte e leste, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. O dia deve ser de sol com aumento de nuvens e chuva a qualquer momento no litoral da PB, PE e AL.

O litoral sul da BA, entre Ilhéus e Porto Seguro, pode enfrentar chuva forte com risco de alguns temporais. Já no interior do RN, CE, sul do MA, PI e oeste da BA, o ar deve continuar mais seco, com muito calor e baixa umidade. A previsão é de chuva em forma de pancadas no litoral do MA e do CE.

Região Norte

As pancadas de chuva ainda continuam sobre a costa norte do país para esta sexta-feira (21). O sol deve aparecer, mas, pode chover em vários momentos do dia no norte do AM e de RR e no leste e norte do AP com risco de temporal.

Sol e pancadas de chuva mais rápidas no podem predominar no leste do AC e em Manaus. Já Belém, a semana termina com pancadas mais irregulares. Não deve chover e o dia segue ensolarado com temperaturas altas e baixa umidade do ar no oeste do AC, no estado de RO, sul do AM e do PA e no TO.

Supervisão de André Rigue

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/bloqueio-atmosferico-segue-impedindo-avanco-de-frentes-frias-para-o-interior/