O Brasil enviou combatentes para uma missão humanitária na Bolívia, com o objetivo de conter os incêndios florestais que ocorrem em regiões fronteiriças. Esses focos de incêndio ameaçam se espalhar para o Pantanal brasileiro.
O Brasil enviou 62 bombeiros para auxiliar no combate aos incêndios na Bolívia, sendo 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e 25 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Os bombeiros vão realizar sobrevoos e análises de mapas de satélite para identificar e combater os focos de incêndio ao longo da fronteira com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em operações conjuntas.
Na última quarta-feira (5), uma parte do grupo viajou para reforçar as forças bolivianas, estabelecendo um comando conjunto na cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz.
O comando da missão vai trabalhar em colaboração com o Ibama e o ICMBio, ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A missão humanitária brasileira está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e chefiada por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
De acordo com o Ibama, foram registrados 112 incêndios nas últimas semanas na região do Pantanal, dos quais 18 ainda estão ativos. Vinte e três estão controlados pela força-tarefa liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, e 71 foram extintos.
Segundo o MRE, o trabalho de combate aos incêndios está sendo realizado pelas equipes brasileiras desde o mês de junho na fronteira entre os dois países.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-envia-bombeiros-para-combater-incendios-florestais-na-fronteira-com-a-bolivia/