A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza uma operação, nesta terça-feira (2), em Volta Redonda, na zona sul do estado, contra um grupo que cometia crimes de trânsito para publicar nas redes sociais.
Segundo a polícia, os autores queriam ganhar seguidores para obter ganhos financeiros com a venda de rifas de motocicletas, premiação em dinheiro e da venda de “cursos” de manobras automobilísticas.
Em vídeos publicados pelo grupo, há manobras arriscadas e proibidas, como carros realizando um movimento conhecido como “cavalo de pau” em rodovias. A manobra consiste em fazer o carro rodar 360 graus em alta velocidade. Veja vídeos abaixo.
A Operação Ponto de Equilíbrio foi deflagrada por policiais da 93ª DP, que cumprem 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Até o momento, oito pessoas foram presas.
As investigações começaram em janeiro deste ano depois da identificação de carros e motocicletas que praticavam manobras ilegais, conhecidas como “grau” e “cavalo de pau”, nas principais vias da cidade. Os agentes apreenderão 15 veículos utilizados para os crimes.
O grupo criminoso se reunia frequentemente para cometer as infrações, gravá-las e postar nas redes sociais.
A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal de Volta Redonda. Veja imagens das apreensões:
A corporação continua apurando o caso para identificar e responsabilizar demais integrantes.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cavalo-de-pau-em-rodovia-operacao-mira-grupo-que-publicava-videos-de-manobras-nas-redes/