20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O governo do Pará entregou nesta terça-feira (13) os certificados de conclusão para 1.600 alunos das primeiras turmas de 48 cursos do programa Capacita COP 30, que visa qualificar a mão de obra para a COP 30, que irá ocorrer em novembro de 2025, em Belém.

“Disponibilizamos vagas em cursos que têm como foco diversas atividades, mas destacando a área de serviço e hospitalidade, cursos de idiomas e serviços voltados à receptividade – tudo atrelado ao incremento da demanda turística que a COP 30 estará atraindo, de diversos públicos para a nossa capital”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O chefe do Executivo estadual acrescentou que a conclusão das capacitações “representa um passo decisivo para a qualificação de mão de obra e formalização de um novo mercado de trabalho”.

Além da qualificação, o governo promete facilitar a absorção dos estudantes do programa no mercado de trabalho. “Estamos criando um banco de dados daqueles que fizeram os cursos de capacitação, e esses dados serão disponibilizados tanto para a iniciativa privada quanto para o poder público”, diz a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual para a Realização da COP 30, Hana Ghassan.

Inicialmente, o programa Capacita COP 30 previa qualificar 12 mil pessoas até a realização da COP, mas, durante a cerimônia de certificação da primeira turma o governo do Pará anunciou novas parcerias com empresas multinacionais e instituições de ensino, o que deverá elevar a oferta de vagas a 22 mil até o ano que vem.

“O Instituto Federal do Pará [IFPA] está criando mais 10 mil vagas a serem oferecidas para nossa população. O Estado, com isso, constrói uma fonte importante entre quem quer trabalhar e aquele que está buscando uma mão de obra qualificada, não apenas na iniciativa privada, mas também nós, do setor público, que iremos demandar mão de obra para a realização do grande evento que será a COP 30”, acrescentou a vice-governadora.

Segundo o governo estadual, o Capacita COP 30 será responsável por um dos “mais importantes legados da COP” ao Pará, “elevando a qualidade da mão de obra ligada à hospitalidade, lazer e infraestrutura a um novo patamar não apenas na capital paraense”.

“É importante ressaltar que essas 1.600 pessoas certificadas participaram de 48 cursos distribuídos por oito municípios do estado do Pará, não apenas em Belém. Portanto a COP proporciona um legado para além da nossa capital”, afirmou a vice-governadora.

A meta do Governo do Pará é, por meio da qualificação profissional, criar mecanismos para incentivar o turismo como uma nova atividade econômica do Estado, “gerando oportunidades de emprego e renda para toda população de todo o Pará”.

Além de cursos presenciais, o projeto oferece ensino a distância, acessível para pessoas de qualquer lugar do estado.

Desde 8 de março deste ano, o Capacita COP oferta 67 cursos nas áreas de turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança do trabalho.

Todos os alunos graduados pelo programa recebem um selo especial em seus certificados, atestando que eles foram qualificados para atuar como mão de obra voltada para a realização da Conferência Climática da ONU em Belém, e, segundo o governo, farão parte de um banco de talentos que permite a absorção pela iniciativa privada ou órgãos públicos que necessitem de mão de obra qualificada.

Entre os cursos mais procurados estão os de idiomas, especialmente de língua inglesa. Clique aqui para se inscrever.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cerca-de-1-600-alunos-recebem-certificados-do-programa-capacita-cop-30-no-para/