21 de setembro de 2024
Compartilhe:

As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul devem continuar pelo menos até o domingo (5), mas em menor volume. O último balanço do governo do estado informou que 37 pessoas morreram e outras 74 estão desaparecidas em razão dos temporais que atingem o território gaúcho desde o começo da semana. Cerca de 235 municípios foram afetados.

De acordo com a Climatempo, nas últimas 24 horas, os acumulados de chuva na região norte e nordeste do estado foram altos, superando os 200 milímetros na bacia de Passo Fundo. A persistência das chuvas afeta diretamente o nível dos rios, que continuam com tendência de elevação.

Os níveis estão acima das cotas de inundação nas bacias dos rios Caí, em São Sebastião e Montenegro; Taquari, desde Muçum, Estrela até Taquari; Jacuí, entre Dona Francisca e Eldorado do Sul; Sinos, de Taquara a São Leopoldo e Nova Santa Rita; Gravataí, de Gravataí a Canoas.

Em Porto Alegre, o rio Guaíba chegou a nível histórico desde 1941 e pode bater os 5 metros na tarde desta sexta-feira (3). A elevação foi tanta que os medidores utilizados para informar o nível do rio entraram em pane e pararam de funcionar.

O governo federal interdita as pontes que passam sobre o rio, após o volume da água ultrapassar os 4,6 metros acima do nível normal. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) registrou 53 trechos de rodovias federais com bloqueio total ou parcial em todo o estado gaúcho por conta dos temporais.

Sem trégua

Nesta sexta-feira (3), às chuvas intensas e constantes seguem em todo o Rio Grande do Sul, com a atuação do fluxo de umidade vindo do Norte do país. Segundo a Climatempo, até o final do dia, os acumulados entre 50 e 130 milímetros, com possibilidade de atingir os 150 milímetros no norte gaúcho e nas regiões de divisa com Santa Catarina.

O oeste, região das Missões e centrais do estado, também podem registrar chuva fraca e pontualmente moderada. No entanto, em quase todo Rio Grande do Sul, há previsão de rajadas de ventos de até 60 km/h ao longo do dia.

Essas chuvas continuam no sábado (4) sobre parte do norte, centro e região metropolitana de Porto Alegre. Tem previsão de chuva forte e persistente no noroeste, norte e Serra Gaúcha, com acumulados entre 50 e 100 mm/dia. No sul do estado a previsão é de chuva fraca a moderada.

No domingo, ainda há previsões de chuva forte a moderada nas regiões das Missões, centro, vales, metropolitana de Porto Alegre, e no litoral norte, com acumulados entre 15 e 35 milímetros.

* Sob supervisão

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuva-diminui-mas-segue-pelo-menos-ate-domingo-5-no-rio-grande-do-sul/