O governo de Santa Catarina está em estado de alerta com a ocorrência de temporais que afetaram 24 cidades, a maioria no Vale do Itajaí. Neste final de semana, seis municípios entraram em estado de emergência pelas fortes chuvas, como Blumenau, Rio do Oeste e Rio do Sul.
O governador Jorginho Mello (PL) acionou a Defesa Civil de Santa Catarina para monitorar uma eventual elevação do nível dos rios e lagos. A Defesa Civil informou que, até domingo, 271 pessoas estavam desalojadas e outras 654 desabrigadas.
A cidade mais afetada foi Rio do Sul. São 483 desabrigados. A previsão é de que o nível das águas tenha novas elevações em Rio do Oeste e São João Batista. A expectativa é por novas pancadas de chuvas na próxima quinta-feira (23), sobretudo em municípios da divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
Em virtude das recentes enchentes na Região Sul, o Codesul (Convênio de Integração Sul) criará um centro de resposta a desastres ambientais. A sede da entidade regional funcionará em Santa Catarina e terá como objetivo estruturar reações em conjunto contra tragédias ambientais.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-em-sc-deixam-mais-de-900-desalojados-ou-desabrigados/