O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), informou que um dique que faz a contenção da água do rio dos Sinos extravasou na manhã deste sábado (4). A cidade integra a região metropolitana de Porto Alegre e está a cerca de 40 km da capital gaúcha. Até o momento, não há informação sobre vítimas.
De acordo com o prefeito, o local onde ocorreu o extravasamento foi próximo à avenida João Corrêa. A situação, segundo ele, coloca em risco os moradores dos bairros Vicentina e São Miguel.
O chefe do Executivo orienta a população dessas regiões para que deixe as casas imediatamente e procure abrigo.
Às 7h49, a prefeitura informou que o nível do rio dos Sinos havia chegado a 8,07 metros.
Na sexta-feira (3), Vanazzi afirmou durante uma transmissão ao vivo que o transbordamento do rio dos Sinos pode provocar uma “inundação histórica” no município.
“É um fenômeno que vamos enfrentar até domingo e que terá consequências dramáticas para a nossa população. Estamos fazendo esse alerta para que a população possa entender que de hoje de noite (sexta) até sábado de noite, domingo de manhã, todo o cuidado é pouco para a cidade de São Leopoldo. O que queremos é evitar uma situação mais trágica para a nossa população”, disse o prefeito.
(Publicado por Fábio Munhoz)
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-no-rs-dique-extravasa-em-sao-leopoldo-na-grande-porto-alegre/