Uma resolução publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da cidade de São Paulo estabelece a criação de uma área exclusiva para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte no aeroporto de Congonhas.
O prazo para que essas áreas sejam instaladas é de 30 dias. Ou seja, devem estar em funcionamento a partir de 10 de julho.
Os bolsões serão chamados de Zona de Embarque de Aplicativos (ZEA). A resolução prevê que o embarque e o desembarque de passageiros que utilizam esses serviços deve ser feito somente nas ZEAs.
Segundo a prefeitura, a medida visa reduzir o impacto no trânsito local e foi adotada após uma consulta pública, encerrada em março deste ano. A Aena, concessionária que administra o aeroporto, informa que as obras para instalação dos espaços já tiveram início.
De acordo com a empresa, a Zona de Embarque de Aplicativos contará com 4.000 m² e terá capacidade de 145 vagas para os veículos de aplicativo. Com a criação da ZEA, os motoristas não precisarão mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada, colaborando para a redução do fluxo local.
A inauguração da zona deve acontecer em julho. Até lá, o desembarque de passageiros dos carros de aplicativo permanece sendo realizado nos locais devidamente autorizados.
Onde será a área exclusiva
A área ficará localizada no piso inferior. A concessionária informa que a sinalização e orientação do meio-fio serão aprimoradas para melhor fluidez do tráfego de motoristas e passageiros. Haverá indicações por números e cores, para que os passageiros aguardem pelos carros de aplicativo no local exato.
Além disso, a equipe de orientação a passageiros e motoristas também deve ser reforçada. Cerca de novos 56 profissionais serão contratados, sendo 23 exclusivamente para realizar o direcionamento dos condutores e viajantes, de acordo com a concessionária Aena.
* Sob supervisão
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/congonhas-tera-area-exclusiva-para-carros-de-aplicativo/