24 de novembro de 2024
Deslizamento deixa uma vítima fatal e interdita rodovias na Serra
Compartilhe:

Um deslizamento de terra na manhã deste domingo (12) deixou uma pessoa morta e outra ferida na Vila Maestra, em Caxias do Sul, município da Serra Gaúcha. O incidente ocorreu em um momento em que choveu forte na região durante a noite e a madrugada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam no local quando o deslizamento aconteceu. Uma delas não resistiu e veio a óbito, enquanto a outra ficou ferida.

A vítima fatal foi identificada como Luciano Henrique Santos Locava, funcionário público da Companhia de Desenvolvimento (Codeca) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul.

Estradas Interditadas

Além da fatalidade, chuvas intensas provocaram a queda de barreiras em dois pontos da RS-453, na descida da Serra para o Vale do Taquari, nos municípios de Boa Vista do Sul e Westfália. Essa rodovia, que faz a ligação entre a Serra e o Vale, está com o trânsito totalmente bloqueado.

Outro ponto de interdição ocorreu na RS-122, na saída de Caxias do Sul para o município vizinho de Farroupilha, devido a uma queda de barreira.

Famílias Desalojadas

Em Caxias do Sul, no bairro Galópolis, uma outra família teve que ser retirada de casa por risco de desmoronamento. Geólogos da prefeitura encontraram uma grande fissura no solo que já estava rachando o chão de uma residência.

Esse bairro é um dos mais atingidos, com cerca de 200 famílias desalojadas na última semana devido aos deslizamentos. O monitoramento da área ocorre 24 horas por dia, com câmeras instaladas para acompanhar o comportamento do solo.

Autoridades mantêm o alerta máximo para risco de novos deslizamentos na Serra Gaúcha neste domingo, uma vez que a previsão é de mais chuva ao longo do dia. O nível dos rios também começou a subir devido ao volume de precipitação.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/deslizamento-deixa-uma-vitima-fatal-e-interdita-rodovias-na-serra-gaucha/