O Dia dos Pais será comemorado neste domingo (11), sendo o septuagésimo primeiro ano que a data é festejada no Brasil. Isso acontece desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering criou a data para “agitar” o comércio, no início do segundo semestre.
Segundo os registros históricos, nesses mais de 70 anos, a data comemorada em 1953 foi o 16 de agosto, porque “coincidia” com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, que embora seja reconhecido pela igreja católica, não é mencionado em nenhum momento na Bíblia.
Nos anos seguintes, em analogia ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, o Dia dos Pais passou a ser festejado no segundo domingo de agosto.
Como funciona em outros lugares do mundo
A celebração do Dia dos Pais é uma tradição presente em diversos países, cada um com suas particularidades. Enquanto em algumas nações a data é fixa e coincide com eventos religiosos, em outras ela varia ao longo do ano.
Na Europa, com maioria católica, países como Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, data dedicada a São José. A Alemanha, por sua vez, vincula a celebração à Páscoa, data que registra a ascensão de Jesus.
Existem variações como a celebração no segundo domingo de agosto na África do Sul e no segundo domingo de setembro na Austrália.
Contudo, nem todos os países possuem uma data específica para homenagear os pais. A Rússia, por exemplo, celebra o Dia do Defensor da Pátria, uma data que engloba todos os homens.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dia-dos-pais-por-que-no-brasil-e-comemorado-em-agosto/